Warcraft 3: Reign of Chaos completou, há poucas semanas, 15 anos de idade. Com isso, muitos fãs se perguntam se a Blizzard irá criar uma versão remasterizada do game assim como ela está fazendo com StarCraft: Remastered. Outros, mais esperançosos, também sonham com Warcraft 4.

Mas fato é que, nos últimos meses, a empresa está retornando ao jogo e lançando atualizações constantes para a comunidade. Depois de um período de quase cinco anos sem novidades, a Blizzard dedicou um time pequeno para adaptar os games clássicos — como Diablo 2 e Warcraft 3 — para os computadores atuais e manter o gameplay fresco para os fãs que ainda se divertem e também participam das competições de eSport por todo o globo.

Pensando nisso, o The Enemy entrou em contato com para uma entrevista por e-mail com a Equipe de Jogos Clássicos da Blizzard. Perguntamos sobre as novidades que estão vindo, o processo de produção e quais são as maiores dificuldades em adaptar todos os games para a modernidade. Confira!

No primeiro anúncio de Warcraft 3 para a China, vocês comentaram que a atualização seria a “primeira parada” da Blizzard para todos os fãs. Isso significa que receberemos mais e mais notícias e mudanças no futuro? Se este for o caso, quais são os objetivos para manter melhorando a experiência em Warcraft 3?

Nós recentemente lançamos a versão 1.28.5, e estamos progredindo com a 1.29. Nossos objetivos originais são de atualizar Warcraft 3 para rodar propriamente nos sistemas operacionais modernos, além de atualizar os processos de instalação e distribuição e consertar outros erros maiores.

Estamos felizes com a situação atual do jogo, então recentemente nos dedicamos a atualizar a lista de mapas e estamos experimentando os ajustes de balanceamento.

Warcraft 3 está esperando há muito tempo por mudanças no balanceamento enquanto ainda temos grandes competições na China e em outras regiões. Vocês consideram isso como um desafio quando algumas ideias aparecem em sua mente?

Ajustar o balanceamento é um processo delicado. Nós acreditamos que a mudança gradual é a aproximação correta porque o ecossistema do Warcraft 3 se manteve intacto por muitos anos.

Acreditamos que um bom balanceamento começa com uma lista competitiva de mapas. Estamos construindo uma seleção para encorajar diversos estilos de gameplay; haverão mapas que resultarão em partidas rápidas e frenéticas e outros que permitirão um jogo macro e mais denso.

Conforme a comunidade nos ajude a fazer o refinamento e se sinta mais confortável com os novos mapas, nós iremos introduzir as mudanças no balanceamento com o foco na máxima interação entre as raças.

Warcraft 3 é um dos games mais antigos nos eSports. Como o time se sente sobre isso?

Nós amamos que a comunidade ainda tenha sede por combates incríveis entre oponentes dignos. A oportunidade de devolver aos nossos fãs apaixonados e que mantêm o jogo vivo é o que nos motiva. A Blizzard sempre foi uma “advogada” para os eSports, e esperamos fazer nossa parte para manter os jogadores e o gameplay evoluindo.

Da mesma forma, nós tivemos algumas mudanças em Diablo 2. Depois de tantos anos, muitos jogadores ainda jogam e se divertem com os games clássicos. Como vocês focam essas mudanças para manter o jogo funcionando com a mesma paixão?

Nós aprendemos com StarCraft: Remastered a passar mais tempo escutando e engajando as comunidades dedicadas ao redor dos clássicos. Muitos de nós ajudaram a desenvolver estes jogos originalmente — ou cresceram jogando eles — mas há muitos conhecimento saudável e sugestões dos nossos fãs leais que realmente incentivam nossas decisões.

Nós somos formados para manter esses games para que as gerações futuras possam continuar a aproveitá-los. Quem é melhor para nos ajudar senão aqueles que nunca pararam de jogar?

Como é o processo dentro do time? Vocês simplesmente ouvem os comentários dos jogadores e já pulam para a ação?

Nós somos um time pequeno, então tentamos ter uma aproximação calculada quando definimos as tarefas que irão agregar valor aos jogadores.

Vemos os comentários dos fãs nos fóruns, em outros sites da comunidade, e estamos construindo um grupo de conselheiros confiáveis e pessoas que podemos dialogar. Como jogadores, nós também usamos as sessões de “jogatina” nas sextas-feiras para ter certeza que estamos examinando as mudanças e olhando para as áreas de melhorias.

Assim que coletamos o feedback de todas essas fontes, nós vemos os padrões surgirem. Desse ponto, selecionamentos os pontos que acreditamos que terão o maior impacto imediato e as grandes ferramentas que nós trabalharemos no futuro com atualizações significativas.

O processo de feedback é sempre contínuo antes, durante e depois das atualizações. Temos muitos jogadores apaixonados com opiniões fortes — o que adoramos. Nossos jogadores têm ideias incríveis e que nos mantêm em foco.

Algumas vezes, eu e meus amigos encontramos alguns problemas baixando, instalando e jogando os games clássicos dentro dos novos computadores. A última atualização para o Warcraft 3 agora funciona dentro do app da Blizzard, então teremos mais conteúdos dentro da plataforma?

Instalar e atualizar é complicado. É algo que nós tendemos a dar por certo nos softwares modernos. Mover o Warcraft 3 para as distribuições modernas junto das configurações de atualização têm sido uma grande prioridade para a melhoria da qualidade de vida para os jogadores.

A longo prazo, isso também melhora a nossa velocidade, o que também ajuda a fazer e distribuir novas atualizações mais rapidamente. Não têm sido fácil, então agradecemos a paciência da comunidade enquanto fazemos essas conversões.

O time — ou mesmo os jogadores — já compartilharam algumas ideias malucas para melhorar um game clássico depois de tantos anos?

Existem dois tipos de ideias malucas. O primeiro tipo: grupos de controle maiores, Inteligência Artificial e caminhos diferentes, e similares que irão quebrar o gameplay fundamental — e elas tendem a serem requisitadas pelos nossos jogadores hardcore. O segundo tipo: como converter o World Editor de JASS para LUA ou adicionar uma quinta raça, mas tudo isso ia caminhar para um novo jogo.

Nós temos grandes ideias que as pessoas ficarão empolgadas — e nós estamos empolgados também — mas primeiro temos que fazer o básico de maneira certa e conquistar a confiança da comunidade para fazer decisões maiores no futuro.

Qual o maior desafio para o seu trabalho dentro do time de games clássicos?

Consequências não planejadas. Existem peculiaridades dentro dos códigos complexos dos games. O gameplay é o resultado de mais do que nós queríamos no design. Como estamos descongelando o jogo e atualizando o código, acabamos introduzindo alguns efeitos inesperados. Por sorte, os jogadores nos ajudaram a descobrir e atacar os efeitos para que pudéssemos retornar o jogo ao seu estado desejado.

Você tem uma mensagem para todos os gamers clássicos da Blizzard ao redor do mundo?

Muito obrigado a todos por sua paixão e paciência; nós esperamos compartilhar mais momentos épicos com vocês nos próximos anos porque os games clássicos apenas começaram!

Recentemente, nós também fizemos um especial sobre os 15 anos de Warcraft 3 aqui no The Enemy. Confira todas as postagens logo abaixo: