Já vimos carros absolutamente bizarros em jogos como Super Mario Kart, Crash Team Racing e Sonic & All-Stars Racing Transformed (inclusive, uma remasterização seria excelente, SEGA). No entanto, você já imaginou um carro movido a vento, que inclui uma espécie de moinho acoplada ao veículo? Pois é, isso existe. Mas digamos que não é um produto comercializado.
Derek Muller, dono de um canal especializado em ciência chamado Veritasium, no YouTube, disse que conseguiria usar um carro movido a vento para se mover mais rápido do que o próprio vento. Alexander Kusenko, professor de física da Universidade da Califórnia, disse que isso quebraria as leis da física e, portanto, seria impossível. A dupla, então, fez uma aposta valendo US$ 10 mil.
Para comprovar a própria tese, Muller pediu ajuda à youtuber Xyla Foxlin, que o ajudou a criar um modelo de carro que funcionava com a ajuda de um moinho. Bastou algumas correções de design para que esse carro passasse a sempre ultrapassar a velocidade do vento que movia o moinho.
"O professor Kusenko me pagou pela aposta", disse Muller em vídeo publicado no YouTube. "Ele transferiu os US$ 10 mil para mim. Quero agradecer por ele ser um homem honrado e ter mudado de opinião após a apresentação de uma evidência."
Provavelmente, não veremos esse modelo de carro ser comercializado, mas há outros protótipos impressionantes sendo testados no mundo inteiro. Caso você esteja interessado em ter um carro voador, por exemplo, confira essas opções, que realmente estão sendo levadas a sério.