Dias após o anúncio de sua desativação, o telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, desabou na madrugada desta terça, 1º. de dezembro.
A informação foi confirmada pela National Science Foundation (NSF), organização dos EUA responsável pela estrutura e instalações do observatório, que também informou que, até onde se sabe, ninguém ficou ferido.
"A plataforma de instrumentos do telescópio de 305m no Observatório de Arecibo em Porto Rico caiu nesta madrugada", diz o primeiro tweet. "Não houve ferimentos reportados. A NSF está trabalhando com investidores para analisar a situação. Nossa prioridade é manter segurança. A NSF divulgará mais detalhes quando eles forem confirmados."
"A NSF fica triste com este desenvolvimento", continua a mensagem. "Ao seguirmos em frente, vamos procurar formas de ajudar a comunidade científica e manter nossa forte relação com o povo de Porto Rico."
Em 20 de novembro, a NSF já havia declarado que a instalação seria desativada e o observatório demolido, já que uma análise prévia indicava o risco de desabamento após dois cabos romperem e causaram danos não só à antena do telescópio, como à própria integridade da estrutura.
Antes do desabamento, havia planos de resgatar partes do observatório.
Inaugurado em 1963, o Observatório de Arecibo ajudou a comunidade científica em uma série de iniciativas de pesquisa espacial, incluindo o monitoramento de eventos do "espaço profundo" e de asteroides que orbitam próximos à Terra, ajudando na análise de corpos celestes que podem ameaçar o planeta.
O local também foi utilizado para a busca de sinais de rádio vindos do espaço, como parte da procura de outros planetas que possam conter vida inteligente.
O formato curioso do observatório também o levou a ser visto em diversos filmes e séries de TV, incluindo 007 Contra GoldenEye, Contato e Arquivo X.