Anunciado originalmente no ano passado, o programa de benefícios da fintech Nubank finalmente foi lançado nesta terça-feira (01) e começará a ser disponibilizado para seus usuários nas próximas semanas. O pré-cadastro começou oficialmente no início de junho. 

Apelidado de Nubank Rewards, o beta do programa está em testes desde setembro do ano passado entre usuários selecionados - período que teve viu o acúmulo de mais de 150 milhões de pontos entre os participantes. Com a oferta, a empresa busca trazer clientes que “gastam mais” à empresa, ampliando sua base com uma opção que era frequentemente pedida por interessados no cartão. 

O Rewards, diferente de várias funcionalidades novas do app que a gente lançou nesse meio tempo, não é algo que a gente pode testar com alguns clientes durante algumas semana e soltar para a base. A gente precisou ver as pessoas acumularem os pontos, entender o comportamento de uso, quais prêmios estão resgatando, é um ciclo longo de testes”, comentou Cristina Junqueira, diretora de operações do Nubank. “Demorou, mas chegou”. 

No Rewards, cada real gasto pelo usuário no cartão Nubank será convertido em um ponto. Segundo a startup, a conversão será feita em tempo real - o que significa que os pontos estarão disponíveis antes mesmo do pagamento da fatura. Diferente de outros sistemas de benefícios, os pontos do Nubank também não terão data de expiração. 

Os benefícios previstos para a pontuação virão na forma de descontos em compras feitas com o cartão - permitindo que usuários aplicquem os pontos para “apagar” compras dentro na fatura.

Os pontos poderão ser utilizados para apagar compras em serviços de streaming de músicas e vídeo (como Spotify, Deezer, Apple Music e Netflix), corridas com o Uber, passagens aéreas e gastos com hotéis, e para compras de até R$ 30 na Amazon - o que, tecnicamente, exclui as compras na Amazon gringa por conta do baixo valor. Cada categoria terá uma tabela diferente para a conversão de pontos. 

A expectativa é que mais serviços sejam adicionados no futuro - principalmente focadas no setor de lifestyle. 

A assinatura do programa será opcional e custará o valor mensal de R$ 19 ou anual de R$ 190 - a avaliação da empresa é que o programa deverá valer a pena para usuários que acumulam gastos mensais de ao menos R$ 1.583,00. Ainda nesta semana, a empresa deve lançar uma calculadora em seu aplicativo que indicará se o usuário deve ou não ser beneficiado pelo programa 

Não é a maioria dos clientes que têm gastos acima desse patamar, mas é uma parcela significativa”, indicou Cristina.