De surpresa, a Samsung anunciou que trabalha em um serviço de cloud gaming para Smart TVs que contem com sistema operacional Tizen.
O anúncio foi feito rapidamente pela companhia durante a abertura da Samsung Developer Conference — tão rapidamente que nenhum outro detalhe sobre a plataforma foi revelado.
O Tizen é um OS baseado em Linux criado para rodar especialmente em dispositivos como Smart TVs, netbooks, tablets e smartphones, e está instalado em televisores da Samsung desde 2016.
Não é a primeira vez que a empresa tenta a sorte neste mercado, tendo fechado uma parceria em 2010 com a empresa de cloud gaming Gaikai para permitir sessões de jogo por nuvem via suas TVs premium da época. Após a aquisição da Gaikai pela Sony e a criação do PlayStation Now, porém, os planos acabaram não se concretizando.
Agora, a Samsung entra em um mercado com diversos competidores de peso, tanto companhias já veteranas e experientes como a Microsoft e o xCloud e a Nvidia e o GeForce Now, quanto pretendentes como o Google e seu Stadia ou o Amazon Luna.
O próprio Xbox indicou que já planeja criar aplicativos de cloud gaming compatíveis com Smart TVs, que acessariam jogos via o Xbox Game Pass.
Por enquanto, a Samsung não deu indicação de quando veremos mais de seu projeto de jogos via nuvem.