Demorou, mas finalmente descobrimos todos os detalhes sobre o hardware dos consoles de nova geração da Sony e da Microsft, ambos revelados nesta semana.

Enquanto a Microsoft optou por revelar detalhes do Xbox Series X em um texto publicado na segunda-feira (16), a Sony divulgou um vídeo apresentando as configurações do PlayStation 5, explicadas por Mark Cerny, arquiteto de sistemas do dispositivo.

ps5-xbox-series-x-comparacao-especificoes
Luiz Torreão/The Enemy

O destaque, é claro, fica por conta do poder de fogo de ambos consoles de nova geração em termos de processamento: ainda que ambos trabalhem com CPUs AMD de oito núcleos, o Xbox Series X trará um processador Zen 2 customizado, com frequência de até 3,8 GHz; enquanto o PlayStation 5 embarca uma Zen 2 com 3,5 GHz (frequência variável).

No departamento gráfico, ambas empresas usam GPUs customizadas da AMD com arquitetura RDNA 2. Enquanto o Xbox Series X terá 12 Teraflops de processamento, com 52 unidades de computação de 1,825 GHz de frequência; o PlayStation 5 aposta em uma GPU de 10,28 Teraflops e 36 unidades de computação rodando na frequência de 2,23 GHz (frequência variável).

Na memória, o Xbox Series X embarca 16 GB de RAM GDDR6, um salto considerável quando comparado aos 12 GB de RAM GDDR5 do Xbox One X. Do lado da Sony, o PlayStation 5 dobra a RAM disponível em relação à geração anterior: enquanto o PS5 embarca 16 GB de RAM GDDR6, o PlayStation 4 continha apenas 8 GB de RAM GDDR5.

No fronte do armazenamento interno, o SSD é o padrão da nova geração e promete velocidades mais ágeis de carregamento de jogos. O Xbox Series X terá 1 TB de SSD customizada, e o PlayStation 5, 825 GB de SSD também customizada. Enquanto o console da Microsoft promete uma velocidade de armazenamento de 2,4 GB/s para dados não comprimidos e 4,8 GB/s para comprimido; o dispositivo da Sony terá capacidade de 5,5 GB/s para dados não comprimidos e entre 8~9 GB/s para comprimidos.

Ambos também terão possibilidade de expansão de memória com um slot interno para SSD. Ambos permitem ainda uma expansão externa de disco rígido (HDD) via USB – uma tecnologia mais lenta que o SDD, mas que deve dar suporte a jogos retrocompatíveis.

Tanto o Xbox Series X quanto o PlayStation 5 ainda não têm data de lançamento ou preço confirmado. Ambos, no entanto, estão devem chegar até o final de 2020.