Como é de costume, a Apple deu a largada ao Worldwide Developers Conference (WWDC), principal evento para desenvolvedores da empresa, nesta segunda-feira (22) com uma enxurrada de novidades sobre seu ecossistema de produtos.

Isso significa, é claro, mais uma série de atualizações sobre o iOS 14, próxima versão do sistema operacional móvel da companhia que chega no segundo semestre deste ano.

O iOS trará um misto de atualizações de design e de usabilidade ao sistema opercional, incluindo mudanças consideráveis na interface de sua tela principal e em serviços como a Siri. Confira a lista de atualizações abaixo:

 

Biblioteca de Apps

Uma das principais mudanças trazidas pelo sistema é sua "Biblioteca de Apps", uma interface modificada que agrupa aplicativos similares para facilitar que o usuário os encontre em meio aos diversos apps que costumam estar instalados em iPhones.

Além da nova interface, há uma nova barra de busca de apps de acesso fácil e um grupo de apps utilizados recentemente, que facilita ainda mais encontrar um app recente.

Um dos novos grupos também usará inteligência artificial para dar sugestõs pró-ativas de apps que o usuário possa estar planejando abrir – algo que o Google já faz no Android,

Reprodução/Apple

Widgets

Widgets também serão expandidos no iOS 14, com nova possibilidades de customização – incluindo uma opção para misturá-los com ícones de apps que estão na sua home.

Reprodução/Apple

Picture-in-picture

O recurso picture-in-picture estará disponível em todo o sistema a partir do iOS 14, permitindo que usuário continuem assitindo a vídeos no smartphone enquanto utilizam outros apps ao fundo.

A janela pode ser ampliada ou encolhida de acordo com o desejo do usuário, e reposicionada em diferentes pontos da tela. O sistema funciona também para o app FaceTime.

Reprodução/Apple

Siri

A assistente de voz Siri ganhará uma nova interface compacta, que não obstrui mais todo o display do smartphone quando ela é ativada. Comandos mais simples, como uma dúvida sobre o tempo, serão mostrados na forma de uma notificação a partir do topo do smartphone.

Reprodução/Apple

Tradutor

Usuários também terão um novo aplicativo para tradução simultânea de voz e texto baseado na Siri.

Apelidado de Translate, o app funcionará até mesmo online e tem suporte para onze línguas: Inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe, russo e português.

Reprodução/Apple

Mensagens

O app nativo de mensagens do iOS 14 ganhará uma série de melhorias de usabilidade, incluind a possibilidade de dar destaques para ícones contatos favoritos, novas opções de resposta direcionada durante mensagens em grupo e novas animações.

Reprodução/Apple

Memojis

Os emojis animados customizados da Apple ganharão ainda mais opções de cabelo, idade e diferentes acessórios, incluindo máscaras – item que vem se tornado insdispensável durante a pandemia da Covid-19.

Reprodução/Apple

Mapas

O aplicativo nativo de Mapas do iPhone receberá uma série de atualizações, incluindo a possibilidade de se criar rotas para bicicletas, informações sobre pontos de abastecimento de carros elétricos e dados mais detalhados sobre zonas congestionadas.

Reprodução/Apple

Carplay e chaves digitais

Além de atualizações à interface do Carplay, a Apple está trabalhando com empresas da indústria automotiva para a criação de um sistema de chaves virtuais para carros – começando com a BMW.

O sistema usa NFC para destrancar veículos e só depende do iPhone para dar a ignição. Um sistema de segurança permite que usuários desabilitem suas chaves digitais remotamente ou até compartilhem chaves com outros iPhones de familiares e amigos.

Reprodução/Apple

App Clip

Usuários do iOS 14 poderão acessar algumas funções de aplicativos sem precisar instalá-los em seus iPhones antes.

O recurso é apelidado de App Clip, e disponibiliza uma aba com uma versão mais leve e rápida de aplicativos sob demanda, permitindo que o usuário acesse um serviço sem precisar do app no seu smartphone.

O atalho para ativar App Clips estará embedado a outros serviços do smartphone ou poderá ser acessado através de códigos chamado de App Clip Code, QR Codes ou NFC.

Reprodução/Apple