A rede de internet móvel 4G não cobre sequer o território todo do Brasil, mas logo poderá conectar a Lua.

Apesar de parecerem história de ficção científica, os planos são reais e estão nas mãos da operadora Vodafone e da Nokia, que devem levar as redes LTE ao satélite natural da Terra em parceria com a organização alemã espacial PTScientists.

A ideia com o projeto é permitir que vídeos de alta-definição sejam transmitidos da Lua para a Terra, conectando rovers às bases terrestres da Vodafone através da frequência de 1800 MHz. A Nokia, por sua vez, será responsável pelo equipamento de rede espacial que será enviado.

Segundo as empresas, o 4G tem mais eficiência energética do que ondas analógicas de rádio, o que melhoraria a comunicação de missões na Lua.

"Entre outras coisas, esta importante missão suporta o desenvolvimento de novas tecnologias de nível espacial para futuras redes de dados, processamento e armazenamento, ajudando a avançar a infraestrutura de comunicação necessária para acadêmicos, indústrias e instituições educacionais na realização de pesquisas lunares", afirmou Marcus Weldon, CTO da Nokia (via Engadget).

A expectativa é que a missão seja lançada no próximo ano, a partir de um foguete da SpaceX.