A Microsoft revelou, durante sua conferência no MWC 2019, em Barcelona, o HoloLens 2, nova versão do óculos de realidade mista da empresa.
Voltado principalmente para indústria e o mercado de trabalho, o HoloLens tem o dobro do campo de visão de seu predecessor - com resolução de 2K, segundo o desenvolvedor Alex Kippman -, e até a capacidade de "tocar" e interagir com os hologramas exibidos no dispositivo.
De acordo com Kippman, o novo HoloLens também é mais confortável, graças a um escaneamento tridimensional de milhares de pessoas de diferentes idades e tamanhos para a criação de um dispositivo mais ergonômico, até para pessoas que usam óculos de grau. O centro de gravidade também faz com que a sensação de que ele esteja flutuando em sua cabeça.
O dispositivo também poderá ser customizado como parte de uma parceria especial com empresas e desenvolvedores, podendo ser adaptado para diferentes necessidades, como mostrado com a empresa Trimble, que adaptou o HoloLens 2 com um capacete para proteger trabalhadores em locais de trabalho que requerem segurança.
O HoloLens 2 também promete ser uma plataforma de desenvolvimento aberta, e terá compatibilidade com o motor gráfico Unreal Engine 4, da Epic Games, ajudando desde produtores de programas de TV até arquitetos a criar aplicativos e projetos.
Tim Sweeney, CEO da empresa, não revelou os planos para games para o dispositivo.
O HoloLens 2 já está em pré-venda, saindo por US$ 3.500, equivalente a R$ 13,1 mil.
Recentemente, funcionários da Microsoft protestaram contra o uso da tecnologia do HoloLens em um projeto com o Exército americano.