No que depender de Mark Zuckerberg, o trabalho remoto vai ficar mais parecido com jogar videogame daqui pra frente. Foi lançado nesta quinta-feira (19) em versão beta, o Horizon Workrooms, um aplicativo do Facebook dedicado a explorar as possibilidades da realidade virtual e reimaginar a experiência do home office.

Workrooms é a principal experiência de colaboração do Facebook para permitir que as pessoas se reúnam para trabalhar na mesma sala virtual, independentemente da distância física. Ele funciona tanto na realidade virtual quanto na web e foi projetado para melhorar a capacidade das equipes de colaborar, comunicar e se conectar remotamente por meio do poder do VR.

E você poderá se reunir com seus colegas de equipe para um brainstorming, escrever algumas ideias em um quadro branco, trabalhar em algum documento, conviver e socializar ou simplesmente ter conversas melhores que fluem com mais naturalidade.

O aplicativo reúne algumas das melhores novas tecnologias pela primeira vez em uma experiência na Quest 2, usando recursos como mesa de realidade mista e rastreamento de teclado, rastreamento de mão, streaming de desktop, integração de videoconferência, áudio espacial e os novos Oculus Avatars.

A ideia de Zuckerberg é trazer mais proximidade e o ‘contato’ mais realista ao meio corporativo que está vivendo em isolamento social. “Trabalhar sem colegas ao seu redor pode ser isolado às vezes, e fazer brainstorming com outras pessoas simplesmente não é o mesmo se você não estiver na mesma sala”, diz comunicado publicado pelo Facebook

Mas, claro, a experiência do Workrooms é elevada com o uso da Realidade Virtual, e isso pode impulsionar as compras do Oculus Rift 2, produto do Facebook que está custando US$299 e, no Brasil, custa em torno de R$3.000.

Alex Heath, redator do The Verge, testou a experiência e relatou: “Mesmo com os bugs e os gráficos relativamente reduzidos do Quest em comparação com a tela do meu MacBook, ainda me sentia mais presente nas Workrooms do que normalmente me sinto em uma videoconferência tradicional no Zoom, por exemplo. O rastreamento nativo de braço e mão, até os movimentos dos dedos individuais, certamente ajudou."

"Um dos maiores fatores é o áudio espacial do Quest. Quando alguém falava em um canto da sala, parecia que sua voz vinha daquela direção. Em um ponto, o mapa de assentos foi alterado e eu senti como se tivesse alguém - que estava sentado atrás de mim - estivesse realmente falando daquele lugar”.

Zuckerberg acredita em uma “internet incorporada” e recentemente chegou a dizer que deseja que o Facebook seja pensado principalmente como uma empresa de metaverso - um conceito de ficção científica que diz que um dia passaremos porções significativas de tempo em um espaço digital totalmente imersivo. E a Workrooms se encaixa nas ambições mais amplas da rede social de possuir a próxima plataforma de computação e construir esse metaverso.

O Facebook tem usado o Workrooms para reuniões internas há cerca de seis meses, de acordo com Zuckerberg. “Esses tipos de experiências, nas quais você pode realmente se sentir presente com outras pessoas, são, em minha opinião, uma maneira muito mais rica de interagir do que os tipos de aplicativos sociais que conseguimos construir em telefones ou computadores”, ressalta.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Zuckerberg tenta emplacar uma nova tecnologia voltada para o estilo de trabalho. Ele também lançou o Facebook at Work, uma plataforma de mensagens internas que não teve muito engajamento.