Unsplash/Kai Wenzel
Inteligência artificial precisa ser regulamentada, defende CEO do Google
Executivo afirmou que não é possível deixar que "forças do mercado" decidam como novas tecnologias serão usadas
CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai pediu nesta segunda-feira (20) por novas regulamentações para o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial.
Em um editorial para o The Financial Times (via The Verge), o executivo afirmou que "não há dúvidas" sobre a necessidade de regulamentação deste tipo de tecnologia, a única questão é como isso deve ser feito.
"Empresas como a nossa não podem apenas construir novas tecnologias promissoras e deixar que as forças do mercado decidam como será usada", escreve Pichai. "É igualmente nosso dever garantir que a tecnologia seja aproveitada para o bem e esteja disponível para todos."
Além das regulamentações nacionais, o executivo destacou a importância de um "alinhamento internacional" destas regras para garantir que "padrões globais" funcionem uns com os outros.
O posicionamento reforça a importância da colaboração internacional em uma momento em que múltiplas propostas de regulamentação são ensaiadas por diferentes países.
Estados Unidos e União Europeia, por exemplo, têm divergido na questão: enquanto o primeiro propõe uma regulamentação mais leve para encorajar a inovação, a segunda tem investido em intervenções diretas, focando na privacidade de seus cidadãos.