Ao longo da semana, Google e Facebook comunicaram a seus funcionários que planejam estender até 2021 a política de trabalho de casa em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Assim, a maioria dos funcionários das gigantes da tecnologia não retornarão aos escritórios em 2020.
O Google revelou que planeja iniciar o processo de reabertura de seus escritórios em junho, permitindo que apenas 10 a 15% dos funcionários de cada instalação deixem o esquema de home office. A informação foi revelada por um memorando de Sundar Pichai reportado pela CNBC nos EUA. A maior parte dos funcionários continuará trabalhando de casa, mas "haverá momentos em que [eles poderão] visitar o escritório" ainda em 2020.
No mesmo memorando, Pichai ainda determinou que 22 de maio será um dia de descanso oficial para todos os funcionários.
Paralelamente, o Facebook adiou os planos para iniciar a reabertura de seus escritórios nos EUA de maio para 6 de julho, garantindo que funcionários que tiverem a possibilidade de trabalhar de casa terão o direito de fazê-lo até pelo menos o fim do ano.
"A maior parte dos funcionários do Facebook tem a sorte de poder trabalhar de maneira produtiva de casa, então nós sentimos a responsabilidade de permitir que as pessoas que não têm tal flexibilidade tenham acesso aos recursos públicos primeiro," afirmou o CEO Mark Zuckerberg em publicação em abril.