Facebook ensaia retorno dos "óculos inteligentes" para Stories e WhatsApp
Em parceria com a Ray-Ban, os óculos são equipados com uma câmera em cada lente e podem gravar vídeos de até 30 segundos
O Facebook lançou, em parceria com a Ray-Ban, o óculos Ray-Ban Stories, que vem equipado com duas câmeras de 5 megapixels, sistema de áudio com três microfones integrados, supressão de ruído e estojo para carregar a bateria.
Os óculos inteligentes criados pelo Facebook e pela EssilorLuxottica - dona da Ray-Ban - têm, em seu lançamento, 3 modelos diferentes além de 20 variações de armações.

Eles possuem um processador Snapdragon, que promete uma performance melhor na captura de áudio e imagens. Eles possuem duas câmeras acopladas nas lentes e, com elas, o usuário vai poder gravar vídeos de até 30 segundos ou tirar fotos. Será possível armazenar 500 fotos ou 30 gravações nele.
Além disso, os óculos têm cinco opções de cores e podem ser usados com lentes transparentes, de sol, transitions (que alteram de acordo com o ambiente) ou de prescrição.
Para usá-lo, parece ser básico: para vídeos, basta apertar o botão da lateral do óculos e para tirar fotos, é necessário manter o botão pressionado. E caso a pessoa não possa usar as mãos, também é possível acionar a Assistente de Voz do Facebook, por meio de um comando.

O Facebook também comunicou que projetou a câmera de vídeo para que ela seja resistente aos movimentos do dia-a-dia. O usuário poderá balançar a cabeça, andar de skate entre outros e ele ainda vai capturar a imagem.
E, pensando nos movimentos humanos, a empresa fez otimizações que incluem um estabilizador de vídeo, remoção de ruído, HDR e Low Light Fusion, além de Machine Learning para melhorar os arquivos dos usuários, que vai renderizar os tons de cor de fotos e vídeos gravados com o Ray-Ban Stories.
As fotos e vídeos poderão ser armazenadas no novo aplicativo Facebook Views, que funcionará com Android e iOS e vai permitir o compartilhamento dos arquivos e conversa com outros aplicativos instalados no celular como Whatsapp, Instagram, TikTok, Twitter e outros.

Em questão de privacidade, o próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, mencionou que os óculos “fazem mais do que a maioria dos smartphones” em relação à privacidade porque quando um usuário ativa ele, uma luz LED branca acende na armação, indicando que eles estão ligados e a câmera foi ativada.
Outro ponto importante que Zuckerberg mencionou foi o fato de que o Ray-Ban Stores só vai funcionar pelo aparelhamento de uma única conta: em caso de perda do aparelho, se alguém encontrar o óculos e conseguir desbloqueá-lo, todos os vídeos e fotos guardados dentro dele desaparecem. O mesmo acontece caso a pessoa use um novo telefone ou conta do Facebook para tentar invadir o dispositivo.
O Ray-Ban Stories está disponível em cinco países em seu lançamento: Austrália, Canadá, EUA, Irlanda, Itália e Reino Unido, em três modelos tradicionais da Ray-Ban: Round, Wayfarer e Meteor.
As armações inteligentes têm o preço de US$229 dólares.