Mesmo hoje em dia, com diversos avanços tecnológicos e de reprodução digital, filmes e especialmente jogos de videogame sofrem com o famigerado “vale da estranheza” (também chamado de “Uncanny Valley”), sensação que nos faz desconfortáveis ao ver uma reprodução humana praticamente perfeita, mas com elementos suficientes para perceber que é uma simulação.

Contudo, ao que parece estamos cada vez mais próximos de subir este vale, a julgar por uma demonstração tecnológica da Epic Games e da 3Lateral, conhecida como Project Spotlight.

Combinando a tecnologia da renderização em tempo real do motor gráfico Unreal Engine com a captura facial volumétrica conhecida como Meta Human Framework, conseguiu-se reproduzir uma cópia do ator Andy Serkis - o Gollum de O Senhor dos Aneis e César de O Planeta dos Macacos - recitando o famoso monólogo da peça MacBeth, de William Shakespeare, em que o protagonista lamenta a morte de sua esposa.

Ainda é possível ver (com bons olhos) que esta é uma representação artificial de Serkis, mas mostra que podemos estar muito próximos de um fotorrealismo impensável mesmo em relação a alguns anos atrás.