Em janeiro, a Samsung lançou seu primeiro monitor OLED no Brasil: o Odyssey G8. Com tela curva, luz traseira e jogabilidade responsiva, o modelo tem sucesso em proporcionar maior imersão para games, podendo ser classificado como um sonho para os jogadores de PC. 

A convite da Samsung, o The Enemy testou o Odyssey OLED G8, que possui 24 polegadas, 0,1ms de tempo de resposta, Gaming Hub e recursos que propiciam o monitor a ser usado como uma TV. 

Imagem do Samsung Odyssey G8
Reprodução: Samsung

Imagem

Por ser OLED, a tela do Odyssey OLED G8 permite imagens com cores vibrantes e alto contraste, algo garantido pelo NEO Quantum Processor e HDR True Black, que tornam os brancos mais brilhantes e pretos mais profundos, respectivamente. 

Pegue todo esse aparato e coloque em uma na tela 34 de resolução WQHD, de 3440 por 1400 pixels, e terá gráficos bastante atraentes. Jogar o Remake de Resident Evil 4 foi uma experiência ainda mais vívida. O encontro com os Regenarators, por exemplo, consegui ser mais aterrorizante. 

Imagem do Samsung Odyssey G8
Helena Nogueira/The Enemy

Outro fator que favorece o gameplay é o tempo de resposta de 0,1ms, um dos chamarizes do modelo. 

Por mais que o Odyssey OLED G8 não tenha a taxa de atualização mais rápida do mercado, com 175Hz, o rápido tempo de resposta e a sincronização adaptativa do G-sync proporcionam uma jogatina surpreendentemente responsiva, de forma que seus reflexos chegam ao que acontece no jogo com quase nenhum atraso. 

Imersão

Imagem do Samsung Odyssey G8
Helena Nogueira/The Enemy

O modelo, atraente por sua espessura fina e acabamento em metal, também agrada pela imersão proporcionada. A painel super ultrawide de curvatura de 1800R coloca mais do jogo no campo de visão. 

Por mais que não se ajuste, exatamente, ao campo de visão humano (que possui 180° ), a curvatura de 178° (H/V) é acentuada o suficiente para colocar o jogador um passo mais perto de experienciar o mundo do game. 

Sendo assim, o Odyssey OLED G8 se apresenta como uma escolha luxuosa para os gamers – mas, também, principalmente para esse público. Caso o  intuito com o modelo seja realizar trabalho gráfico ou que necessite de muitas janelas abertas, essa talvez não seja uma boa opção, visto que o monitor não inclui os modos picture-in-picture (PIP) e PBP (picture-by-picture), que permite personalizar a tela para fazer mais coisas ao mesmo tempo. 

Imagem do Samsung Odyssey G8
Reprodução: Samsung

De qualquer forma, é um ótimo monitor para aqueles que buscam por conforto e imersão. A tela ajustável permite que o usuário defina a inclinação e altura que preferir. A luz traseira, que projeta as cores do monitor via CoreSync, é rebatida pelo exterior metálico, tornando o local mais aconchegante. Esse é, definitivamente, um monitor feito para ser usado em ambientes escuros. 

Recursos televisivos

Um bônus interessante do modelo é que ele é completo com recursos típicos de televisivos da Samsung. 

Além de aplicativos de streaming, como YouTube, Netflix e Amazon Prime Video, o Odyssey OLED G8 vem com o aplicativo do Xbox Cloud Gaming e Nvidia Geforce já instalados. Isso, por se só, dispensa ligar o computador para jogar. 

Imagem do Samsung Odyssey G8
Reprodução: Samsung

Por mais que a tela não seja grande o suficiente para ocupar o posto de televisor da sala de estar, é uma boa escolha para quartos ou escritórios, por exemplo. Os alto falantes estéreos embutidos alcançam um volume alto e definido o suficiente devido ao recurso Auto Source Switch+.

Vale a pena?

O Samsung Odyssey OLED G8, de fato, é uma compra que adicionará refinamento, imersão e conforto ao jogador. 

A proporção de 21:9 já é bastante presente nos jogos, principalmente nos lançamentos mais recentes, e a espessura de tela torna o monitor mais leve e facil de ser instalado. O peso, contando o suporte, é de 7,5 kg.

Imagem do Samsung Odyssey G8
Reprodução: Samsung

Porém, há contrapontos. Por exemplo, a taxa de atualização de 175 Hz requer uma placa de vídeo consideravelmente potente. Além disso, o usuário pode precisar de extensão para as entradas, visto que há apenas uma porta micro hdmi e uma USB-C. 

O maior empecilho, porém, é que o Odyssey OLED G8 é um sonho acessível para pouquíssimos. O preço sugerido para o Brasil é de R$ 12 mil, apesar que o aparelho vem com três anos de garantia. 

LEIA MAIS

Ainda sim, talvez valha considerar a alternativa acessível oferecida pela Samsung, o Odyssey G30 – que tem preço sugerido de R$ 1519.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Nota do crítico