Reprodução: Samsung
Review: Samsung Galaxy M53 5G entrega o esperado de um intermediário
O novo aparelho da linha Galaxy M não decepcionará seu público-alvo. Veja o review completo
O Galaxy M53 5G é a adição de 2022 ao catálogo de smartphones intermediários da Samsung e entrega justamente o que se propõe. O aparelho oferece liberdade de explorar tanto o uso corriqueiro quanto os games do momento como Free Fire, Apex Legends Mobile, Wild Rift e mais. Veja o que o The Enemy achou do celular.
LEIA MAIS
- App Xbox chega às TVs Samsung em breve
- iPhone: "Forçar" USB-C é estudado pela Anatel
- Intel revela placa de video que vai concorrer com Radeon e Nvidia
Ficha Técnica do Samsung Galaxy M53 5G
- Peso: 176g
- Processador: 2x 2.4 GHz Cortex-A78 + 6x 2.0 GHz Cortex-A55
- Chipset: Dimensity 900
- RAM: 8 GB
- Memória: 128 GB (expansível com MicroSDXC até 1 TB)
- Tela: Super AMOLED Plus de 6,7”, 120Hz e Full HD+ (1080 x 2400)
- Câmeras: Principal de 108 MP, ultrawide de 8 MP, macro de 2 MP e sensor de profundidade de 2 MP
- Câmera Frontal: 32 MP
- Leitor biométrico na lateral
- Suporte a 5G
- Bateria: 5.000mAh (carregamento rápido de até 25W)
Experiência de uso
Quem conhece a linha M ou chegou a usar, por exemplo, o Galaxy M52 da Samsung terá familiaridade com o M53 5G. Tanto em questão de desempenho quanto aparência, o novo smartphone não revoluciona.
Porém, isso não é um ponto negativo. O M52 já era ótimo para uso corriqueiro como acessar redes sociais, trocar mensagens, ver vídeos e jogar. Desta forma, o M53 5G chega para continuar o legado.
A única diferença notável e que difere os dois aparelhos é a nova câmera. O novo smartphone possui um conjunto de quatro sensores, sendo o principal de 108 MP, importante upgrade em questões técnicas se comparado ao anterior, de 64 MP.
Segurar e usar o M53 5G não é nenhuma experiência inovadora. A tela de 6,7 polegadas é um padrão já conhecido dos smartphones, mas o destaque vai para o acabamento fosco de todas as cores disponíveis.
O celular está disponível em Azul, Verde ou Marrom e o padrão da textura - além de diminuir exponencialmente a quantidade de impressões digitais deixadas no celular - traz um ar minimalista ao aparelho e o deixa muito mais elegante.
Recursos do aparelho
Outro diferencial para smartphones da mesma faixa de preço é a taxa de atualização da tela. Enquanto algumas marcas limitam telas mais responsivas a aparelhos mais caros, o M53 5G já traz consigo os mesmos 120Hz que foram destaque também do M52.
A bateria também não muda em relação ao modelo anterior. O M53 5G com sua bateria de 5.000mAh - também padrão para muitos aparelhos da mesma faixa de preço - aguentam mais de 5h com uso intenso em jogos exigentes, o que reflete em quase um dia inteiro, se não mais, para rotinas de uso mais tímidas.
Ainda falando em jogos, o M53 5G não é propriamente comercializado como um aparelho para games, mas supre a necessidade tranquilamente. O The Enemy usou o smartphone em sessões de Free Fire, Apex Legends Mobile e League of Legends Wild Rift e, em nenhum momento o celular teve problemas na entrega.
O mesmo não pode ser dito do uso corriqueiro. Já no uso para navegar em redes sociais, anotações, trocas de mensagens e afins, foram notados leves engasgos, principalmente ao mudar rápido de um aplicativo para o outro. Obviamente pode-se tratar de um problema extraordinário, mas, ainda assim, não é o esperado de um aparelho teoricamente superior ao anterior e que acabou de sair da caixa.
O aparelho chega com Android 12 e One UI 4.1 instalado, ou seja, direto de fábrica o usuário do M53 5G terá disponível o sistema mais atualizado da Samsung e todas as funcionalidades disponibilizadas primeiro na linha premium S22. Assim sendo, o aparelho entrega o máximo em questão de software das câmeras e outros componentes.
Falando do principal upgrade do aparelho, a câmera de 108MP do Galaxy M53 5G, em conjunto com o trio ultrawide, macro e sensor de profundidade possibilita geração de imagens diferentes e a diferença pode ser notada principalmente ao utilizar o modo retrato e, mais especificamente, com pouca oferta de luz. Claro, não se compara ao à tecnologia Nightography da linha premium da marca, mas aprimora os resultados de fotografias com baixa luminosidade.
Custo-benefício e conclusão
O Galaxy M53 5G não chega, necessariamente, como um upgrade da versão anterior da linha Galaxy M da Samsung. Isso porque suas evoluções e mudanças são muito mais tímidas e se resumem à câmera e suporte da marca, que promete ao menos quatro anos de atualizações para o aparelho.
Disponível a partir de R$ 2.698,89 na loja oficial da Samsung, o smartphone é uma ótima adição ao catálogo de aparelhos intermediários da empresa.
O M53 5G oferece uma performance que atenderá muitos usuários, desde quem apenas troca mensagens até os que, por vezes, jogam por longas sessões. A nova câmera é uma adição interessante e permite muita experimentação e o destaque vai para o visual extremamente elegante do smartphone.
Para quem busca um novo smartphone após algum tempo sem trocar ou fazer um upgrade, o M53 5G é uma ótima opção, mas o celuilar não oferece o suficiente para justificar uma compra para quem já possui o modelo anterior da mesma linha.