Pelas últimas semanas, o Alienware M15 R6 serviu como meu notebook principal — não apenas para propósitos de rodar jogos, mas também para as necessidades do dia a dia, do trabalho até mais opções de lazer como streaming — e admito que vou sentir falta do meu tempo com ele.

Não só por considerá-la uma ótima máquina para todos esses quesitos, como também pelo simples fato de que precisaria poupar por meses para comprá-lo de fato, já que ele sai pelo preço mínimo de R$ 12.999.

O novo notebook da Alienware certamente não é perfeito, especialmente em questões relacionadas à temperatura e até um pouco de funcionalidade, mas em geral faz um excelente trabalho de rodar games em alta qualidade em um aparelho funcional e portátil.

ÚLTIMOS REVIEWS EM TECH

Pequeno dínamo

Dell/Divulgação

É preciso admitir que já faz alguns anos desde minha última experiência significativa com um notebook gamer. A última máquina do tipo que usei extensivamente antes do M15 foi um laptop da MSI com uma placa gráfica Nvidia GeForce GTX 970M, para se ter uma ideia.

Por alguns anos esse notebook foi minha (nem tão) humilde máquina de jogos, pelo menos até decidir montar um PC próprio em meados de 2014 — e, desde então, meu contato com computadores portáteis voltados para games foi, em geral, bem mínimo.

Digo tudo isso porque, ao menos na minha memória, o notebook gamer que tinha como meu era extremamente difícil de carregar, não tendo o formato mais ergonômico do mundo e desconfortável de carregar por seu formato e peso.

O Alienware M15 R6, em comparação, é extremamente compacto, tendo dimensões de 1,9 cm de altura, 35,6 cm de largura, e 22,8 cm de profundidade, e com peso de até 2,69 kg, o que não é muito diferente de um notebook "comum", tornando o processo de carregá-lo de um canto para o outro e guardá-lo em uma mochila ou mala simples e fácil para essencialmente todos os lugares, e é extremamente agradável de utilizar justamente por essa mobilidade e facilidade.

É claro, isso acabou levando a uma concessão importante, pois o teclado não conta com um numpad, o que pode atrapalhar o tipo de usuário que gosta de usar essas teclas, seja dentro de jogo ou em outras atividades em favor das outras teclas numerais.

Dell/Divulgação

Seu design também é bem mais discreto, com os únicos grandes indicativos de que faz parte de uma família "PC Gamer" sendo (logicamente) o logo da Alienware em si, e uma pequena faixa de luz na parte traseira.

Em termos de conectores, o notebook conta com uma porta de Ethernet e entrada para fone de ouvido no lado esquerdo, duas portas USB no lado direito, e uma entrada USB, outra USB-C, e uma HDMI na parte de trás.

Senti falta de pelo menos uma entrada USB no lado esquerdo, principalmente pela forma com que minha mesa e ambiente de trabalho estão arranjados, mas isso pode ser preciosismo da minha parte.

No geral, é um design simples mas agradável — e que reveste um poderio considerável.

Performance

Dell/Divulgação

No Brasil, o Alienware M15 R6 vem com duas opções de GPU: a Nvidia GeForce RTX 3060 e Nvidia GeForce RTX 3070, ambas as placas otimizadas para uso portátil e móvel — o que a certamente as coloca abaixo das versões dessas placas para um desktop, mas que tem uma potência considerável por si só.

Não só isso, ele também conta com 16 GB de memória RAM DDR4, que podem ser expandidos para até 32 GB, e um processador Intel i7 (8 núcleos, 24MB Cache L3, até 4.6 GHz com Tecnologia Turbo Boost), dando ainda mais potência ao computador.

O notebook testado para este texto foi um modelo com a RTX 3060 como placa gráfica, que a julgar por benchmarks externos é consideravelmente menos poderosa do que a RTX 3070 voltada para laptops.

Ainda assim, o computador foi capaz de rodar jogos recentes, de Marvel's Guardians of the Galaxy a Doom Eternal e mesmo Red Dead Redemption 2 em configurações altas em FullHD — algo importante, considerando que a tela do Alienware M15 R6 tem resolução máxima de 1980x1080.

Teste na 3D Mark rodando em FullHD e gráficos em alta performance

Dell/Divulgação

3D Mark Stress Test em 1080p

Dell/Divulgação

No caso da máquina testada, a GPU começa a apanhar mais desses jogos quando tenta reproduzir imagens em 4K quando conectada a um monitor ou TV do tipo, mas quase todos os jogos testados mantiveram uma performance respeitável (geralmente acima de 60 fps) com opções gráficas mais baixas.

Para dissipar o calor gerado por todo essa potência, o notebook conta principalmente com uma saída de ar na parte traseira, mas é preciso admitir que o Alienware esquenta bastante durante uso muito pesado, e não é exatamente gelado mesmo quando utilizado mais casualmente, o que traz algumas preocupações quanto à longevidade do computador.

O barulho das ventoinhas também não ajuda com a experiência, podendo ficar bem alto dependendo do que você estiver rodando.

O que nos leva a outro ponto importante da experiência com o notebook.

Bateria

Para garantir a potência dos seus componentes, o Alienware M15 R6 conta com uma fonte consideravelmente grande, o que não é exatamente inesperado, mas é um fator importante na portabilidade do laptop, porque a bateria dele não tem uma duração tão significativa.

Dell/Divulgação

Embora seja possível, com as configurações corretas, fazer com que o laptop continue operacional por mais ou menos 6 horas, ela tende a durar significativamente mesmo com uso comum, drenando a bateria em 3 a 4 horas simplesmente assistindo vídeos ou trabalhando regularmente com ele.

Esse número, naturalmente, despenca quando se está jogando alguma coisa, especialmente se demandar um pouco mais do hardware.

Em geral, meu jeito de viver e trabalhar faz com que eu mantenha o notebook constantemente conectado a sua fonte, então não é necessariamente um problema para mim, mas ainda é algo a se levar em consideração para quem gosta de levar o computador para outros locais, e apoiá-lo em diferentes lugares.

Também acho importante ressaltar minha dificuldade em ligar o notebook, já que muitas vezes ao apertar o botão o computador parecia ter bootado, apenas para escurecer a tela e as luzes do laptop subitamente — isso aconteceu por várias vezes, e embora esteja certamente disposto a admitir minha própria incompetência ao ser humilhado por uma máquina, acho que minha experiência não é única.

Conclusão

Dell/Divulgação

Como disse, apesar de ter alguns problemas na experiência, além de questões quanto sua longevidade devido ao calor que ele pode gerar, usar o Alienware M15 R6 nos últimos meses foi uma ótima experiência, ao ponto de genuinamente ter interesse em comprá-lo por conta própria.

O grande problema, como falei no começo do texto, é o preço que preciso pagar por ele, saindo por até R$ 15 mil, e mesmo com desconto o valor ainda é bem salgado.

Ainda assim, para quem conseguir pagar, e quiser uma experiência mais móvel do que um desktop — ou simplesmente não encontra uma RTX a um preço mais amigável —, o laptop da Alienware oferece uma plataforma de games invejável.

Ficha Técnica

Alienware M15 R6

• Processador: Intel® Core™ i7-11800H (8 núcleos, 24MB Cache L3, até 4.6 GHz com Tecnologia Turbo Boost)
• Sistema Operacional:
Microsoft® Windows® 11
• Memória:
16GB DDR4 3200 MHz
• Armazenamento:
512GB PCIe M.2 SSD ou 1TB PCIe M.2 SSD
• Gráficos:
NVIDIA® GeForce RTX™ 3060 6GB GDDR6 ou NVIDIA® GeForce RTX™ 3070 8GB GDDR6
• Tela:
15.6" FHD (1920 x 1080) 3ms 165Hz com ComfortView Plus, 300 nits de brilho e 100% do espectro de cor sRGB
• Conectividade:
o Porta RJ-45 Ethernet NIC
o Saída padrão de fones de ouvido
o Porta USB 3.2 Gen 1 Tipo A
o Porta USB 3.2 Gen 1 Tipo A com PowerShare 2
o Entrada de energia DC
o Porta Tipo C (Thunderbolt 4, USB 3.2 Gen 2, 15W (3A/5V) Power Delivery)
o Porta USB 3.2 Gen 1 Tipo A
o Porta de saída HDMI 2.1
• Câmera:
Alienware HD (1280x720) com microfone duplo integrado
• Rede:
Controlador de interface de rede Killer E2600 1Gbps Ethernet (Padrão)/Rede sem fio Killer™ Wi-Fi 6
AX1650 802.11ax 2x2 e Bluetooth 5.1 (Padrão)
• Bateria:
de íons de 86 Whr com tecnologia Alienware Battery Defender
• Dimensões e Peso:
o Altura (traseira): 19.25 mm
o Altura (frontal): 12 mm
o Altura máxima: 22.85 mm
o Profundidade: 272.5 mm
o Largura: 356.2 mm
o Peso: de 2.42 Kg a 2.69 Kg

Nota do crítico