Não há dúvidas que a pandemia do coronavírus já tem transformado a rotina de pessoas no Brasil e ao redor do mundo. Com uma evolução rápida do contágio, medidas que limitam o trânsito e a aglomeração de pessoas já são tomadas para evitar que novas transmissões aconteçam.

Por conta disso, uma quantidade considerável de pessoas já estão em quarentena dentro de suas casa, seja ela voluntária, por decisão de autoridades, ou decorrente da decisão de empresas de liberarem seus funcionários para home-office.

Veja também:

Além das recomendações da Organização Mundial da Saúde, que vão de lavar as mãos com frequência, ao chamado distanciamento social, é importante também que a mudança de rotina seja acompanhada por um cuidado extra para manter a saúde em dia – tanto da saúde física quanto da saúde mental.

Para ajudar nisso, listamos alguns aplicativos que podem te ajudar nesse momento, seja para te manter informado sobre a pandemia ou para que você se mantenha ativo, física e socialmente, em tempos de quarentenas.

Coronavírus - SUS

Para facilitar a divulgação de informações corretas sobre o coronavírus e combater a propagação de notícias falsas, o Ministério da Saúde lançou, no último sábado (14), o aplicativo Coronavírus - SUS.

Com versões para iOS e Android, o app conta com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o COVID-19.

Uma ótima opção para se manter informado através de uma fonte confiável.

Download:

Reprodução

BTFIT

Com o fechamento temporário de estabelecimentos comerciais, ir à academia para manter a saúde em dia deixou de ser uma alternativa para muita gente.

Há, no entanto, alternativas que te ajudam a fazer exercícios físicos sem sair de casa. Até o dia 31 de março, o aplicativo BTFIT, da Bodytech, está com suas funções gratuitas.

O aplicativo tem aulas em diferentes modalidades e treinos específicos que podem ser selecionados pelo usuários. Também é possível reproduzir o app na televisão para acompanhar o conteúdo em uma tela maior.

Download:

Reprodução

Daily Yoga

Alternativa aos exercícios físicos tradicionais, uma rotina de exercícios de ioga também pode ser feita dentro de casa para se manter ativo e relaxar.

O app Daily Yoga oferece treinamentos variados acompanhados de vídeos, com diferentes níveis de dificuldade e durações. Há opções gratuitas, e outras pagas.

Infelimento, não há conteúdo em português no app.

Download:

Reprodução

FaceTime/Google Duo

Distância social não significa isolamento social. Manter o contato com amigos e familiares durante o período de quarentena imposta pela pandemia do coronavírus é ainda mais importante – não só para nossa própria saúde mental, mas também para que ninguém se sinta abandonado em um momento no qual visitas não são recomendadas.

Neste sentido, tanto o FaceTime, comunicador de vídeo criado pela Apple para o iPhone, quando o Google Duo, alternativa para ligações em vídeo que funciona tanto no iPhone quanto em dispositivos Android, são boas opções para manter a comunicação em dia com seus contatos sem precisar sair de casa.

Download:

Reprodução

WhatsApp

Um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo, o WhatsApp fechou parcerias com a Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF, Nações Unidas e instituições de checagem de fatos para a criação de um hub de informações sobre o coronavírus com fontes confiáveis.

Além de ser ponto de contato com amigos e familiares, o aplicativo lista uma série de exemplo que têm usado o serviço de mensagens como ferramenta no combate ao COVID-19.

Disponível apenas em inglês, há também um robô da OMS disponível no WhatsApp que informa o usuário sobre a evolução da pandemia e sobre o vírus.

O serviço está disponível pelo número 41 79 893 18 92, que recebe mensagens e responde através do próprio WhatsApp.

Download:

Reprodução

Bônus: Quanto Papel Higiênico Ainda Tenho?

Por um motivo que ninguém sabe explicar, o início da quarentena em diferentes países do mundo tem levado pessoas a comprarem múltiplos rolos de papel higiênico de uma só vez – o que tem causado sérios problemas de estoque em alguns locais.

Para evitar esse consumo descontrolado, o site How Much Toilet Paper? (apenas em inglês) permite que o usuário faça um cálculo baseado em quantos rolos ainda tem e quantas vezes vai ao banheiro por dia para descobrir quanto tempo seu estoque ainda vai durar.

Útil para promover um uso consciente do produto durante o período de quarentena.

Reprodução