
Divulgação/Amazon
Funcionários da Amazon podem encontrar endereços de usuários da Alexa, diz site
Membros da equipe de desenvolvimento tem acesso a dados de localização do público
Uma reportagem do site Bloomberg diz que uma equipe de analistas da Amazon responsável pelos comandos de usuários da Alexa tem acesso a dados de localização e, em certos casos, podem até encontrar os endereços destas pessoas.
De acordo com 5 funcionários com conhecimento deste programa, esta equipe - separada em três continentes - tem como função transcrever, anotar e analisar gravações de voz capturadas pela Alexa.
Membros do time que tenham coordenadas geográficas podem colocá-las em um sistema de mapas e encontrar endereços residenciais, de acordo com estas fontes.
Embora não haja provas de que os funcionários tenham se aproveitado desta função, a receio das fontes é de duas das fontes é de que a Amazon esteja dando acesso muito amplo aos dados de consumidores.
Em resposta, a Amazon disse que "acesso a ferramentas internas é extremamente controlado, e só é garantido a um número limitado de empregados que precisam delas para treinar e melhorar o serviço ao processar um número extremamente pequeno de amostras de interações. Nossas políticas proíbem estritamente acesso ou uso de dados de consumidores por funcionários por qualquer outra razão, e temos uma política de tolerância zero por abuso a nossos sistemas. Nós revisamos o acesso para ferramentas regularmente e limitamos acesso quando possível e a qualquer momento."
Em abril, a Bloomberg já havia reportado sobre o fato de funcionários da Alexa serem capazes de ouvir conversas gravadas pelo dispositivo.