Produtores de conteúdo do YouTube que apostam na plataforma Patreon receberam uma rasteira inesperada nesta quinta-feira (28): de acordo com uma série de usuários diferentes, a plataforma do Google não está mais autorizando a postagem de links do site financiamento coletivo e outras páginas ligadas à vendas em vídeos não monetizados.

Os links ainda poderão ser postados na caixa de descrição de vídeos, mas não mais nos cards que podem ser adicionados diretamente aos vídeos.

A mudança parece ter começado a ser implementada na tarde de hoje e significa que, ao menos que o usuário permita que o YouTube passe vídeos publicitários no seu canal, ficará mais difícil de converter sua audiência de inscritos em receitas diretas através do Patreon.

Ian Danskin, do Innuendo Studios, foi um dos primeiros usuários a notar a mudança, ressaltando também que as novas políticas ainda não estão claras para os criadores de conteúdo.

Também não está claro ainda se bastará ter anúncios habilitados em seu canal, ou se um vídeo perderá seus links se ele for desmonetizado, seja por meio de uma reivindicação de direitos autorais ou do YouTube considerando-o ‘não amigável’ para anúncios”, afirmou Danskin ao The Next Web.