O WhatsApp começou a colocar em prática os planos para monetização de sua plataforma com novas contratações focadas em trazer dinheiro para o serviço.

De acordo com o Recode, uma das novas vagas abertas é para um “líder de desenvolvimento de produtos” para os “esforços de monetização” da companhia. Há também uma nova posição para um gerente de marketing de produtos e terceira vaga focada em comunicação de negócios.

As três posições também mencionam que os candidatos ideias teriam experiência em mercados internacionais emergentes, o que sinaliza o interesse do WhatsApp em países como Índia e Brasil – onde o aplicativo tem 120 milhões de usuários. Ao Recorde, uma fonte próxima à estratégia do WhatsApp confirmou que a estratégia da empresa é “particularmente focada” nestas regiões.

Apesar de não falar publicamente sobre seus planos de monetização, o WhatsApp contratou seu primeiro diretor de operações neste ano e já começou a testar modelos de chat para a comunicação de companhias.

“Extraoficialmente”, o WhatsApp já é considerado uma ferramenta poderosa para a comunicação entre consumidores e empresas em países como o Brasil. A expectativa é que o aplicativo consiga alavancar ainda mais esse potencial oferecendo novas ferramentas e opções customizadas para que seus clientes possam usar o Whats com mais facilidade para esses fins.