Os detalhes da reportagem de capa de Assassin's Creed Origins na revista Game Informer foram divulgados nos fóruns Reddit NeoGAF, e revelam diversas novidades sobre mecânicas do jogo.

De acordo com a reportagem, o título está em produção desde antes do lançamento de Assassin's Creed Unity, em 2014. O título usa um esquema de luta inteiramente novo, com nova inteligência artificial. Em vez de um mini-mapa, os jogadores vão navegar utilizando um compasso, como nos RPGs da Bethesda (FalloutSkyrim).

Não existe mais um botão para correr rápido, e a velocidade da movimentação vai depender do seu direcionamento no analógico. Será possível também agachar. O esquema de corrida livre implementado em Unity, com um botão para subir e um para descer, foi removido. Todos os elementos no jogo serão escaláveis, incluindo pedras e montanhas.

A visão de águia também passará por mudanças. Ela será feita literalmente por uma águia, chamada Senu. A visão é mais sutil, e revelará objetos, em vez de inimigos. Os puzzles também vão retornar, com a promessa de serem mais desafiadores.

Já a história se passará durante a ascensão de Cleópatra no comando do Egito. O protagonista Bayek tem cerca de 30 anos, e é um Medjay, espécie de agente da lei, antes de se tornar um dos fundadores da irmandade dos assassinos. Haverá outros personagens jogáveis, mas suas identidades permanecem em segredo.

O título terá diversas cidades, de vilarejos pequenos a locais históricos como Alexandria e Mênfis. O jogo terá ciclo de dia e noite, e os personagens não controláveis terão uma rotina natural: vão comer, dormir, trabalhar e até mesmo irão ao banheiro. As cidades também terão arenas de gladiadores.

O combate não será mais baseado em contra-ataques, e será mais focado em acertar pontos específicos do oponente, como em um jogo de luta. Os botões de ombro e gatilho direito (R1/R2 no PS4, RB/RT no XOne) são usados para atacar, enquanto o botão de ombro esquerdo (L1 no PS4, LB no XOne) é usado para fixar a mira no inimigo. Os oponentes não vão mais atacar um de cada vez, como em jogos anteriores.

Também haverá uma barra de adrenalina, que, ao ficar cheia, permite o uso de golpes devastadores. Oponentes mais poderosos do que o seu personagem não poderão ser derrotados com um golpe furtivo único da lâmina oculta, que também precisará ser aprimorada.

Como mencionado anteriormente, será possível defender-se de flechas usando um escudo, e depois pegar as flechas presas ao escudo para si. Você poderá envenenar corpos, chamar a atenção de inimigos e domar animais.

O jogo terá tesouros debaixo d'água, e você poderá mergulhar em navios naufragados para obtê-los. Ruínas também podem ser exploradas, contendo armadilhas e tesouros. Haverá um esquema de itens lendários. A customização não é mais atrelada à ficha de atributos do personagem, ou seja, você pode alterar sua aparência sem se preocupar com a força e destreza dele.

Partes específicas das armas podem ser aprimoradas. É possível equipar duas armas ao mesmo tempo, e é possível atirar múltiplas flechas de uma vez só, até mesmo montado em um cavalo ou camelo. Haverá uma progressão de níveis para o personagem, que vai até o nível 40. O protagonista também terá três árvores de habilidades (observador, guerreiro e caçador).

Veja as imagens da reportagem neste link.

Assassin's Creed Origins chega em 27 de outubro para PlayStation 4Xbox One (com otimização no Project Scorpio) e PC. O anúncio oficial deve ser feito na conferência da Ubisoft pré-E3, nesta segunda (12), às 18h. A conferência terá transmissão ao vivo do The Enemy.