Com Sonic X Shadow Generations, a SEGA tenta uma tática que tem dado certo nos últimos anos (inclusive, com outros estúdios da casa): relançar jogos clássicos com uma dose generosa de conteúdo inédito. Mas a impressão deixada pelo teste na BGS 2024 é a de que esta nova versão não justifica a sua existência.

O game, que chega no fim de outubro para consoles e PC, remasteriza o ótimo Sonic Generations, de 2011, em que jogamos com a versão clássica do mascote em fases 2De com a moderna em pistas de corrida tridimensionais, representando as eras da franquia nos anos 1990 e após os anos 2000, respectivamente. Além disso, um terceiro personagem entra na aventura: Shadow, o popular anti-herói que vive o ano mais importante de sua existência, protagonizando uma campanha de marketing intensa à espera de Sonic 3: O Filme.

No teste, que foi o mesmo feito por The Enemy no Summer Game Fest de 2024, jogamos duas fases com Shadow: um nível mais linear, em que o cenário começa a se desfazer após a chegada de Doom's Eye, o “terceiro olho” do principal inimigo de Shadow, Black Doom, resgatado do infame jogo solo de 2005 do personagem para o PlayStation 2.

(Aqui, no mínimo, Sonic x Shadow revela a continuidade de uma qualidade do jogo original: ressignificar títulos ruins do mascote da SEGA em boas fases).

Assim como em outros jogos de Sonic, a demo mostrou que algumas fases terão caminhos secretos. Um destes podia ser alcançado por meio do Chaos Control, habilidade de Shadow na qual ele congela o tempo.

O segundo nível era uma batalha de chefe contra Biolizard que também tinha como objetivo demonstrar o Chaos Control, além de desbloquear uma segunda habilidade ao derrotar o boss.

Fora isso, a jogabilidade do personagem não difere muito do que já vimos com Sonic, que tem seu momento de brilhar misturando os dois estilos de jogabilidade das duas eras do personagem nos games. No fim das contas, Generations é uma celebração do personagem, então o que foi mostrado até aqui provavelmente não traz o que há de melhor nessa aventura.

É claro que duas fases ainda são pouco para tirar qualquer conclusão a respeito do jogo, que promete uma grande quantidade de conteúdo e uma história inédita envolvendo Shadow.

Aqui, a tentativa da desenvolvedora de capitalizar com a popularidade do personagem, que só deve aumentar com a conclusão da trilogia de filmes em dezembro - até um conjunto de níveis com Keanu Reeves na voz do protagonista está previsto.

Mas essas conclusões devem ficar apenas para a versão completa do jogo, que chega em 25 de outubro para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series e PC.