Em 2021 encontrei no Steam uma demo de um jogo despretensioso, mas incrivelmente cativante e interessante. A ideia era resgatar e restaurar a vida de um cenário desértico com ferramentas de terraformação inspiradas em Tetris e outros jogos de quebra-cabeça. Essa demo era de Terra Nil e eu joguei o mesmo cenário por mais de 20 horas.

Verdade seja dita, jogos de terraformação existem aos montes, mas o que mais me atraiu em Terra Nil era a música relaxante, o estilo gráfico e claro, um desafio feito na medida para concluir aquela demo. Agora, quase dois anos depois, o game está chegando para PC e plataformas mobile no Netflix.

A minha maior surpresa é que o jogo foi desenvolvido pela Free Lives, os mesmos criadores de BroForce, mas a virada de chave foi surreal. Sair de um shooter lateral para um jogo de puzzle e estratégia é um salto lógico incrível.

Um cenário devastado pode voltar à vida / Reprodução
Um cenário devastado pode voltar à vida / Reprodução

Em Terra Nil você precisa resgatar o planeta trazendo de volta a vida e todo seu ecossistema, criando biomas próprios para cada ser. Começando com a purificação da água e do solo, plantando árvores, corrigindo o clima, atraindo insetos e animais e, depois que tudo estiver pronto, reciclar todo o maquinário e deixar o ambiente pronto para seus novos habitantes. É como se o jogador fosse parte do livro “Eram os Deuses Astronautas?”.

Inicialmente são quatro regiões que você precisa resgatar o ecossistema e todas elas são criadas de forma procedural, fazendo com que o jogo se torne um desafio a cada partida jogada. 

No planalto, por exemplo, você vai espalhar cerrados verdejantes, florestas tropicais e pântanos. No ártico você vai precisar criar erupções vulcânicas para trazer rochas à superfície. E na cidade abandonada você vai precisar limpar a radiação e criar um sistema biodiverso ao mesmo tempo em que elimina a radiação deixada pelos antigos moradores do planeta.

Depois de erupções vulcânicas e ajustes do clima, a vida retorna / Reprodução
Depois de erupções vulcânicas e ajustes do clima, a vida retorna / Reprodução

Para ajudá-lo, Terra Nil conta com uma enciclopédia visual maravilhosa, que traz informações do bioma e o que deve ser feito para atrair a vida de volta ao cenário. Apesar disso, o game não é tão simples a ponto de ser finalizado. Para criar um ambiente perfeito para todos os animais é uma tarefa que precisa ser calculada para encontrar a correta diversidade de biomas.

O seu primeiro playthrough vai durar cerca de 4 horas, mas o jogo é tão relaxante que não duvido que você passe mais e mais tempo jogando. Terra Nil é um tipo de jogo que você pode passar horas e mais horas jogando enquanto ouve um podcast, por exemplo.

Minhas únicas ressalvas é que, mesmo fazendo os biomas corretos, algumas espécies simplesmente não surgiam no mapa - pelo visto, ursos polares são mais seletivos para encontrar suas moradias do que os coalas. Além disso, esperava que Terra Nil trouxesse mais desafios. Quatro cenários é muito pouco - eu queria jogar mais e mais.

Terra Nil é um jogo viciante e incrivelmente relaxante. Você vai adorar encontrar biomas diferentes e entender as mecânicas incríveis que estão escondidas. Vai lá, teste a demo do game no Steam ou baixe no seu celular caso seja assinante do Netflix e veja como recriar a natureza pode ser uma experiência fascinante. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

  • Lançamento

    28.03.2023

  • Publicadora

    Devolver Digital

  • Desenvolvedora

    Free Lives

  • Gênero

    Puzzle

  • Testado em

    PC

  • Plataformas

    PC

Nota do crítico