Personagens cômicos são uma tradição dos jogos de luta. Seja em Mortal Kombat ou Tekken (que se destaca nesse quesito), há sempre alguns lutadores dos quais apenas rimos. Eles não estão lá para serem levados a sério.
No caso de Mortal Kombat, há tanto personagens que são piadas voluntárias quanto aqueles que são piadas involuntárias. Stryker, de Mortal Kombat 3, por exemplo, se tornou uma referência de personagem ruim, mas essa não era, necessariamente, a ideia da Midway Games na época.
Também houve o famoso caso de Meat, aquele personagem secreto horroroso de Mortal Kombat 4, que não era exatamente uma piada, mas acabou se tornando uma pelo nível de mal acabamento.
O destaque desta matéria, entretanto, não vai para os exemplos citados acima. Estamos falando, especificamente, de Mokap. Aquele famoso lutador de Mortal Kombat: Deadly Alliance que nada mais era do que um ator especializado em captura de movimento.
Sempre que me lembro do contexto de lançamento desse jogo, o sucessor do tão odiado Mortal Kombat 4, fico chocado com a presença de Mokap no elenco jogável.
Até aquele momento, já existiam alguns ninjas amados por praticamente todos os fãs, assim como outros personagens notáveis (Nightwolf, por exemplo). Mesmo assim, em um game com opções limitadas de lutadores, lá estava ele: Mokap.
Muitos produtos do entretenimento recorrem constantemente à autodepreciação como forma de mostrar para o público que os próprios responsáveis sabem que determinado personagem ou situação é forçado ou bobo demais. Contudo, o infame Mokap não funcionava nem assim.
LEIA MAIS
- O segredo de Shinnok em Mortal Kombat 3
- Como derrotar a máquina em Mortal Kombat 2
- A maior polêmica de Mortal Kombat 4
Aquele final dele em Deadly Alliance, no qual jogadores são informados de que Mokap participou dos filmes de Johnny Cage, pode até parecer divertido enquanto conceito, mas ainda é um desperdício de tempo.
Esse resgate gratuito de um momento ruim da franquia não indica qualquer desapreço por Mortal Kombat por parte do autor. Afinal, você já deve ter reparado na quantidade de matérias que publicamos sobre MK por aqui. De qualquer forma, foi algo de que me lembrei recentemente.
Fica aqui manifestado o desejo de que Mokap nunca retorne. Nem como piada.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!