A Intel apresentou oficialmente nesta segunda-feira (21) os primeiro chips da oitava geração de seus processadores Core, prometendo um aumento de até 40% de velocidade em relação à geração anterior.

Diferente das mudanças geracionais anteriores, os primeiros processadores da nova geração ainda permanecem sob o codinome Kaby Lake – “Kaby Lake R”, especificamente – e serão uma versão atualizada destes chips – desenhados especificamente para notebooks e 2 em 1 premium “leves e finos”, segundo a Intel.

A primeira leva de processadores inclui quatro modelos: Core i7-8650U de 1.9GHz, Core i7-8550U de 1.8GHz, Core i5-8350U de 1.7GHz e o Core i5-8250U de 1.6GHz.

Reprodução/Intel

De acordo com a empresa, a principal mudança trazida nos novos chips da série U fica por conta do upgrade de dois para quatro núcleos, o que deverá melhorar sua capacidade de operar múltiplas tarefas ao mesmo tempo e trazer até 40% de ganhos em velocidade.

Como seria esperado, os novos processadores também incluem o pacote completo de suporte a novas tecnologias, incluindo edição e reprodução de vídeo em 4K, edição mais até 14,7x mais veloz, suporte à realidade virtual e vídeos em 360 graus. Para a Intel, a “antecipação” da oitava geração tem o objetivo de oferecer alternativas atualizadas de processadores para consumidores com máquinas de cinco ou mais anos de idade.

A oitava geração continuará a receber novos chips sob o codinome Coffee Lake, que usarão o mesmo processo de fabricação de 14 nm da sétima geração. A expectativa é que os primeiros chips de 10 nm, codinome Cannon Lake, cheguem apenas no ano que vem.

As primeiras máquinas com os novos chips de oitava chegam a partir de setembro deste ano. A expectativa é que um boa quantidade delas já esteja na IFA 2017, que acontece a partir da semana que vem, em Berlim.