Se a Valve não vai fazer um novo Half-Life, então isso vai ficar nas mãos dos fãs. A desenvolvedora Laura Mitchet está organizando uma Game Jam - evento que reune pessoas para criar protótipos de games em um curto período de tempo - que tem como propósito trazer à vida Half-Life 3.

O Game Jam, que acontecerá no dia 31 de outubro e já tem quatro projetos inscritos, vai usar a história "Epístola 3", divulgada por Marc Laidlaw, ex-roteirista da Valve, na semana passada. Epístola 3 é o roteiro que seria usado em Half-Life 3 (ou Half-Life 2: Episódio 3) caso a Valve tivesse desenvolvido o jogo.

Laidlaw mudou os nomes de personagens para evitar problemas com a Valve, mas a intenção é clara: revelar o que aconteceria no próximo jogo da aclamada franquia de ficção científica que começou em 1998 e nunca terminou.

A publicação do roteiro também gerou um protesto por parte dos fãs, que começaram a dar avaliações negativas para Dota 2 no Steam como forma de mostrar sua revolta pelo desaparecimento de Half-Life.

Inscrições para participar do Game Jam podem ser feitas aqui.