O evento E3 Coliseum, uma série de painéis que acontece durante a feira, começou com uma apresentação de 45 minutos com a Sony Manta Monica falando sobre a criação de God of War. Presentes no evento estavam Cory Barlog, diretor do jogo, e Shannon Studstill, chefe do estúdio, Ariel Angelotti, produtora associada e Jeet Shroff, líder da engenharia de gameplay. Apesar de um enorme cuidado para não revelar informações demais, o painel trouxe várias curiosidades sobre o jogo.

Em primeiro lugar, Studstill disse que quando a Santa Monica pensou em fazer um novo God of War, ela decidiu que o jogo só seria desenvolvido se uma de duas pessoas específicas aceitassem. A primeira foi David Jaffe, criador de God of War, que estava ocupado demais com outros projetos para participar, e a segunda foi o próprio Cory, diretor de God of War 2, que topou fazer o jogo depois de um bom almoço. Segundo Shannon, Barlog mudou muito ao longo dos anos, especialmente por ter virado pai, algo que impactou muito o novo game.

"Muitas pessoas acreditaram que God of War precisava de um descanso depois do lançamento de Ascension," Shannon disse. "Eu acreditava muito...meu instinto dizia que podíamos contar muito mais histórias com Kratos. Nós só vimos uma dimensão dele. E quando estávamos nesse cruzamento vi que precisávamos de alguém que podia contar esse novo começo," ela explicou, se referindo a Barlog.

"A primeira coisa que ficou na minha mente foi que se eu ia dedicar cinco anos da minha vida a um projeto, tinha que significar algo," Barlog explicou. "Toda história que você conta. Tudo que você fizer. Você tem que ter uma conexão pessoal com isso. Uma verdade que vem da sua vida."

O time da Sony Santa Monica analisou diversas mitologias no começo do desenvolvimento, quando a equipe só tinha 12 pessoas. Três mitologias - não especificadas - foram as finalistas e Barlog precisou fazer a decisão final porque o resto da equipe estava totalmente dividida entre elas. Barlog também foi um dos grandes defensores de manter Kratos como o protagonista do jogo. "Pra mim, ele é intrinsecamente o Deus da Guerra."

"Eu olhei para os primeiros oito jogos - e eu não quero esquecer o jogo mobile - e percebi que toda a mitologia grega é uma grande introdução o um personagem. Meio que uma história de origem para alguém que tem um lugar para ir," ele disse. ""Pra mim isso é muito interessante, tirar o Kratos do lugar onde ele estava. E ele estava num lugar muito escuro [no fim de God of War 3]," o diretor continuou. "E eu acho que isso é muito interessante. Todos nós passamos por altos e baixos na nossa vida... Levar alguém de um extremo para outro extremo é a razão pela qual eu consumo conteúdo. Drama. Isso é empolgante."

A visão de Cory foi tão forte, que ele foi o único membro da equipe que defendeu o conceito do jogo todo ser um grande plano sequência sem nenhum corte. "Por muito tempo parecia que era só uma ideia louca minha," ele explicou. "Eu acho que é muito interessante poder jogar com Kratos sem olhar pra fora. A ideia de cortes é fantástica. Eles são um vocabulário para filme que é quase invisível... mas com video games nós temos essa oportunidade de nunca olhar para fora, de realmente existir como um personagem." 

Essa decisão preocupou tanto alguns membros da Santa Monica pediram que ele não revelasse isso para o mundo. "Eu acho que antes da última da E3 o diretor técnico sentou comigo e falou 'eu não acho que você devia contar pras pessoas que estamos fazendo um jogo sem cortes de câmera,'" Barlog explicou. Isso, disse o diretor, só o fez querer contar pra todo mundo sobre isso.

Eventualmente, Barlog foi questionado sobre que deuses veremos em God of War. "Os deuses são um aspecto importante desse mundo. Mas pra saber quem aparecerá e quando... você terá que jogar," disse o diretor.

Também no painel, a Santa Monica explicou que está usando uma linguagem nórdica antiga para textos escritos no jogo, e alguns personagens falarão idiomas antigos, como o novo trailer de gameplay já mostra.

Por fim, foi confirmado que Bear McCreary (The Walking Dead, Rua Cloverfield 10) é o compositor, e que, além de Christopher Judge como Kratos, o jogo conta com Sunny Suljic no papel de Atreus, o filho do protagonista. Suljic começou a gravar sua atuação para o jogo com 9 anos, e terminou com aproximadamente 13. Veja um clipe da captura com os atores abaixo.

O novo God of War é exclusivo de PlayStation 4 e será lançado no começo de 2018. Veja nossa análise do trailer aqui.