FIFA 22 é o próximo jogo da série de futebol produzida pela Electronic Arts. A promessa é de que a inteligência artifical dos jogadores na nova versão será superior à de títulos anteriores, além de animações mais realistas e outras novidades.
Neste texto, o The Enemy reuniu todas as informações disponíveis a respeito do jogo. Atualizaremos as informações conforme a EA divulgar mais novidades, portanto, volte sempre que puder para permanecer atualizado.
Preço e data de lançamento
FIFA 22 será lançado para PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC em primeiro de outubro. Confira abaixo todas as versões anunciadas até o momento.
- Edição Padrão: R$298,90 (PS4), R$338,90 (PS5), R$299,00 (Xbox One), R$339,00 (Xbox Series), R$249,00 (PC)
- Edição Ultimate: R$498,90 (PS5 e PS4), R$499,00 (Xbox Series e Xbox One), R$349,00 (PC)
Times brasileiros
Existem rumores de que FIFA 22 terá alguns clubes brasileiros licenciados, mas não há qualquer confirmação oficial por parte da EA. Nos últimos anos, a maior parte dos times brasileiros esteve disponível em PES (agora chamado de eFootball).
FUT
O modo Ultimate Team de FIFA 22 virá com algumas diferenças importantes em relação ao jogo anterior, incluindo a adição dos chamados FUT Heroes e uma nova forma de funcionar para o Division Rivals, que promete seguir uma estrutura com temporadas e divisões, nas quais jogadores de níveis semelhantes se enfrentarão até que passem para a etapa seguinte.
Existirá também uma Divisão de Elite, criada para jogadores de nível muito alto, mas o caminho não é curto. A nova interface também apresentará critérios mais precisos para que jogadores avancem até a próxima etapa e saibam sempre em qual estão localizados enquanto jogam. Semanalmente, recompensas serão distribuídas para os jogadores conforme eles avançam no modo — e existirão alguns checkpoints para que você não caia de divisão mesmo após perder.
No caso da Divisão de Elite, as recompensas prometem ser ainda melhores. Contudo, o mais interessante é a chance de se classificar para o FIFA Global Series, que é uma competição formal valendo dinheiro real na qual todos os melhores jogadores de FIFA se enfrentam.
De acordo com a EA, cada temporada terá algumas semanas de duração durante as quais os jogadores terão diferentes objetivos. Caso você não consiga cumprir todos os objetivos de uma temporada, poderá tentar de novo na seguinte, sempre buscando recompensas cada vez melhores.
Aliás, o modo FUT Champions também passou por uma renovação. Em vez de janelas específicas para jogar, jogadores terão como jogar os playoffs a qualquer momento. Para se classificar para os playoffs é necessário jogar as partidas do já citado Division Rivals. Quando falamos em finais, sim, a janela fica mais restrita: será possível apenas aos finais de semana.
Se você gosta de mexer bastante no estádio, saiba que FIFA 22 aumentará as opções de personalização. Bandeiras e faixas inéditas estarão presentes nos jogos e devem se tornar mais fáceis de se encontrar, já que a EA prometeu melhora na busca por itens cosméticos do tipo.
Jogadores que gostam da opção cooperativa do FUT também estarão bem servidos. Afinal, FIFA 22 terá matchmaking que possibilitará jogar junto com estranhos — e com amigos, obviamente. Apesar de contarem para algumas conquistas específicas, essas partidas são apenas disputadas como amistosos.
Finalmente, se você queria mais jogadores lendários, chegou a hora. No novo FUT Heroes, jogadores poderão ganhar acesso a craques que foram muito relevantes para clubes específicos e ligas (podem não ser, necessariamente, os melhores jogadores com méritos individuais, mas continuam sendo importantes para determinados campeonatos). Eles terão muito entrosamento com todos os jogadores da mesma liga.
Modo Carreira
É verdade que o FIFA Ultimate Team se tornou a opção mais popular entre fãs do simulador de futebol, mas o Modo Carreira de FIFA 22 promete trazer algumas novidades que podem despertar o interesse de parte dos fãs. Afinal, agora será possível criar o próprio clube.
Como você deve se lembrar, os jogos anteriores de FIFA permitiam que o jogador escolhesse um clube específico já existente para treinar — seja com o elenco oficial do clube em questão ou uma versão genérica. Contudo, existirá uma opção de criação de clube em FIFA 22.
Esse time inédito poderá ter um nome criado pelo jogador, que também selecionará como a equipe será chamada pelos narradores e comentaristas. Para não violar as regras do jogo, esse clube criado substituirá um clube já existente da liga escolhida pelo jogador. Será possível, inclusive, escolher um clube rival.
As opções de personalização ainda vão além. Será possível editar o estádio para deixar as arquibancadas e até as traves da maneira que você quiser. Existirão ainda opções de grito de torcida para que você escolhe aqueles de que mais gosta. Naturalmente, também será possível criar um emblema — e até mesmo orçamento inicial, qualidade da equipe, idade e expectativas a serem cumpridas.
Aliás, fique atento aos jogadores do time: dependendo do desempenho de alguns atletas específicos, eles se tornarão os ídolos da torcida.
Se você prefere jogar o Modo Carreira como um jogador específico em vez de técnico, existirão algumas novidades também. Objetivos dinâmicos surgirão durante as partidas e será possível tanto cumprir todos eles para seguir até os próximos quanto concluir um deles e começar uma versão mais difícil.
As partidas garantirão pontos de experiência que poderão ser investidos na evolução do atleta por meio dos atributos clássicos. Também existirá um atributo final que maximiza as capacidades do jogador criado em uma área específica.
Pro Clubs
Se você gosta de criar um jogador completamente original e controlar apenas ele, FIFA 22 traz algumas inovações notáveis em relação ao antecessor. Na nova versão do Pro Clubs, será possível criar também jogadoras, além dos já existentes avatares masculinos, e também existirão mais ferramentas com foco no aspecto social do gameplay.
A promessa é de que interações serão simplificadas para agilizar a organização de partidas. Isso envolve maior agilidade ao fazer convites a amigos ou outros jogadores com quem você possa ter se encontrado em partidas mais recentes. Instruções de posição e configuração de jogabilidade também estarão disponíveis por meio de um lobby reformulado. Além dessas inovações, o modo terá também sistemas semelhantes aos drop-in lobbies de Rocket League.
No maior estilo RPG, o Pro Clubs de FIFA 22 terá também Perks, que são vantagens mais específicas para os jogadores, incluindo melhorias temporárias em determinados momentos das partidas nos atributos escolhidos. Jogadores poderão ter até três Perks equipados e será necessário desbloquear opções fazendo com que o nível do personagem aumente. Esse progresso incluirá, naturalmente, pontos de experiência que poderão ser distribuídos na árvore de habilidades.
Não bastasse tudo isso, como já citamos, o Pro Clubs terá avatares femininos pela primeira vez. Logo, será possível fazer times mistos, com jogadores homens e mulheres, sem que exista qualquer tipo de vantagem em termos de atributos para um ou outro. As diferenças serão apenas cosméticas — animação, visual e tudo mais.
Primeira repórter mulher no jogo
A apresentadora e ex-jogadora de futebol Alex Scott anunciou que será a primeira repórter mulher a aparecer na versão em inglês deFIFA 22, em que será responsável por relatar os gols e outros resultados das rodadas.
"Este é um grande momento para FIFA, para o futebol e mulheres e garotas ao redor do mundo", declarou. "Também é um grande momento para mim, pessoalmente e profissionalmente."
"Embora eu seja a primeira comentarista feminina que fala inglês a aparecer em FIFA, certamente não serei a última", continuou. "Eu sei que este é apenas o começo de uma representação de futebol feminino mais forte da [franquia FIFA] e a comunidade futebolística como um todo..."
Vale notar que, antes de Scott, a versão em espanhol europeu de FIFA foi a primeira a incluir uma mulher como comentarista do jogo, com a apresentadora e repórter Nira Juanra sendo incluída no elenco de FIFA 21.
Principais mudanças no gameplay
Pela primeira vez um jogo da série FIFA contou com a captura de uma partida de verdade entre dois times de 11 pessoas em um campo real, para que a equipe pudesse trazer mais realismo à movimentação dos jogadores durante o gameplay. Antes, as capturas eram feitas dentro de um estúdio, o que limitava alguns aspectos.
Machine Learning também será uma parte importante da experiência, já que aplicará conceitos do futebol do mundo real ao game conforme aprender com as partidas reais. Essas duas tecnologias combinadas prometem muito mais realismo e contribuir para os quatro "pilares" do gameplay de FIFA 21: fidelidade visual, responsividade, variedade de futebol e profundidade de futebol.
Com quatro mil animações sendo adicionadas ao jogo em FIFA 22, o jogo promete trazer a maior revolução visual na história da franquia. Com mais frames, o realismo da movimentação dos jogadores aumenta consideravelmente, já que não há saltos de quadros quando uma perna se movimento, por exemplo.
O algoritmo de Machine Learning de FIFA 22 tem acesso a 8.7 milhões de frames capturados na partida do mundo real gravada como referência para o jogo. Assim, são criadas animações em tempo real que mostram o passo a passo de como o jogador acertará a bola: há maior preocupação com a maneira como o jogador se aproxima e prepara o chute, de forma que a posição do corpo faça sentido com o resultado da bola sendo acertada.
Nem tudo se resume a visual, é claro. Por meio da chamada Tactical AI, a Inteligência Artifical oferecerá melhores opções de passe para o jogador, com uma movimentação mais inteligente enquanto se ataca. A inteligência artificial da defesa foi completamente reformulada, de forma que a marcação em zonas será ainda mais sincronizada. A promessa é de que os grupos de defensores se comportarão como unidades. Será necessário reaprender como perfurar a defesa.
As disputas aéreas também foram reformuladas para que sejam mais bonitas, visualmente, e também ofereçam respostas mais claras sobre quem acertou, de fato, a bola. No chão, o controle de bola também foi renovado, com melhores animações na hora de dominar a bola, por exemplo. No passado, animações mais curtas serviam para manter a responsividade. Entretanto, FIFA 22 promete animações mais longas e fluidas que não atrapalham e responsividade.
Ao longo da partida, os jogadores interagirão com mais frequência. Eles dirão coisas uns aos outros (sem áudio, provavelmente), apontarão na direção uns dos outros e pedirão a bola. Tudo isso para passar a impressão de que estamos jogando uma partida real.
Goleiros também serão mais confiáveis no novo jogo, além de contarem com animações inéditas que tornam as defesas mais impressionantes. De acordo com a equipe de FIFA 22, essa mudança foi consequência direta dos pedidos da comunidade, que às vezes não sentia tanta confiança no goleiro.
A trajetória da bola quando o jogador faz um passe ou chute terá alterações também. Física é um dos pontos mais importantes em um jogo de futebol e, para acertar na movimentação, foi usada a gravação de uma bola em uma partida real. Comparativamente, parece que FIFA 22 será muito mais realista também nesse sentido do que FIFA 21.
Quando o jogador pressionar o botão de corrida, existirá maior diferença também na impulsão. Caso um atacante esteja sendo marcado enquanto conduz a bola devagar, pressionar o botão de corrida dará um impulso ainda maior, para que se livrar da marcação seja mais fácil. Jogadores com bola também terão uma vantagem inicial, em termos de velocidade, em relação aos próprios parceiros (quem tomou a decisão de avançar, naturalmente, tende a correr mais rápido no início do que quem espera um passe).
Novas táticas de ataque também foram prometidas como resposta aos pedidos da comunidade. Dribles inéditos também estão confirmados (embora ainda não existam tutoriais disponíveis, infelizmente). Aliás, ao receber a bola, jogadores poderão usar os dribles para controlá-la.
O último recurso de gameplay a ser apresentado foi a análise de partida. Interceptação de passes, em qual área do campo a bola ficou por mais tempo, quão ofensivos/defensivos são os jogadores. Existirão uma série de informações que ajudarão o jogador a entender como está jogando e o que pode fazer para melhorar.
Mbappé em todas as capas
O jogador francês Kylian Mbappé está na capa de todas as versões de FIFA 22. Confira as três versões diferentes abaixo:
Padrão para a geração passada
Padrão para a geração atual
Ultimate
Confira o review!
The Enemy teve acesso a uma cópia antecipada de FIFA 22 para o PS5, e apesar de jogar seguro, o novo jogo da série de futebol faz um bom primeiro esforço na nova geração de consoles:
"FIFA 22 não faz nada de revolucionário, mas consegue renovar e reformular diversos aspectos problemáticos das edições anteriores, de aspectos da jogabilidade ao modo Carreira — tanto do jogador quanto treinador", diz a análise de Angelo Resendes. Confira!