A E3 2020 está oficialmente cancelada. Após uma série de adiamentos e cancelamentos de eventos por conta do surto de coronavírus COVID-19 que atinge diferentes regiões do mundo, a Entertainment Software Association (ESA) confirmou nesta quarta-feira (11) que a edição deste ano do evento não acontecerá mais.
Em reação ao anúncio, publishers e desenvolvedoras que fariam apresentações antes ou durante o evento já começaram a antecipar quais são seus "planos B" para substituir a E3 2020. A possibilidade de eventos digitais é a mais citada até agora.
Confira abaixo a lista de posicionamentos oficiais de empresas sobre o cancelamento da E3 2020. Essa nota será atualizada sempre que novas informações sobre o tema forem divulgadas.
Microsoft
Pouco tempo após o anúncio do cancelamento da E3 2020, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, confirmou que a Microsoft fará um evento digital paralelo para apresentar novidades sobre a plataforma.
"A E3 sempre foi um momento importante para o time Xbox", escreveu. "Dada essa decisão, esse ano nós celebraremos a próxima geração de games com a comunidade Xbox e todos que amam jogar por meio de um evento digital do Xbox."
Detalhes sobre a data e horário do evento digital serão revelados nas "próximas semanas".
Reprodução/Microsoft
Ubisoft
Em uma nota divulgada através do Twitter, a Ubisoft afirmou apoiar a decisão da ESA de cancelar a edição deste ano do evento.
"A E3 é e continuará sendo um momento onde nos unimos como uma comunidade e compartilhamos nosso amor por games", escreveu a publisher.
Em maio, a publisher francesa anunciou o evento Ubisoft Forward, que será realizado em 12 de julho a partir das 16h (Horário de Brasília), que contará com "notícias exclusivas de games, revelações e mais".
Por enquanto, porém, a empresa não revelou mais sobre o que será mostrado durante o evento.
Reprodução/Ubisoft
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Devolver
Há alguns anos que a Devolver Digital começou a transmitir sua própria "conferência" de de imprensa durante a E3 – um misto de sátira de eventos pré-E3 com anúncios da própria publisher. Este ano não deverá ser diferente.
"A semana da E3 sempre foi uma grande parte do que fazemos e estamos genuinamente chateados com o cancelamento do evento", escreveu a empresa em uma mensagem postada no Twitter.
Na sequência, a empresa confirmou que planeja ter "uma transmissão ao vivo" do "Devolver Direct" e "possivelmente mais".
Detalhes sobre data e horário não foram confirmados.
Reprodução/Devolver Digital
PC Gaming Show
Evento paralelo à E3 que celebra jogos de PC, a PC Gaming Show também deverá explorar alternativas ao evento físico que aconteceria em Los Angeles – assim como Microsoft e Ubisoft.
"Continuamos a acreditar em ajudar a dar ao nosso incrível hobby pelo menos um momento anual em que todos se reúnem para reconhecer os jogos de PC e o que está por vir", escreveu Evan Lahti, da PC Gamer, publicação que organiza o evento.
A apresentação acontecerá no dia 6 de junho, e já tem como jogo confirmado Mafia: Definitive Edition, remake do clássico jogo de 2002
Reprodução/PC Gaming Show
Nintendo
Conhecida por trazer suas principais notícias da E3 no formato do Nintendo Direct, a empresa japonesa anunciou que está "considerando várias maneiras" de substituir o evento.
A expectativa é de que a Nintendo siga realizando suas transmissões gravadas, já que essa vem sendo a tônica da empresa nos últimos anos.
Square Enix
A Square Enix não realizará um evento online no lugar da participação na E3 2020, cancelada pela pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada no último relatório fiscal da publisher japonesa.
De acordo com o jornalista Takashi Mochizuki, da Bloomberg, a Square Enix optou por não realizar uma transmissão própria pelas dificuldades em produzir esse tipo de evento com a qualidade esperada, durante o período de quarentena.
Ao invés de fazer seu próprio evento, a empresa vai anunciar novos jogos indivivualmente. É provável que os anúncios aconteçam em eventos como o Summer Game Fest, nos eventos de PlayStation, Xbox e na edição online da Tokyo Game Show 2020, em que a produtora já confirmou presença.
Marvel's Avengers, um dos principais títulos da empresa em 2020, terá uma transmissão especial em 24 de junho.
EA
A EA anunciou que o EA Play de 2020 acontecerá em 11 de junho, usando formato totalmente digital e substituindo o evento que normalmente faz parte do ecossistema da E3.
A apresentação terá revelações de novos títulos e outros tipos de novidade, de acordo com tweet divulgado pela empresa.
Em relação ao EA Play convencional, ficará faltando a experiência de gameplay. O evento trazia várias estações de jogatina para os novos títulos da desenvolvedora, algo que não será possível em formato online.
Night City Live (Cyberpunk 2077)
Em 11 de junho, a CD Projekt RED realizará o evento Night City Live, que será dedicado especialmente ao seu próximo e aguardado jogo, Cyberpunk 2077.
Por enquanto, a desenvolvedora não deu maiores informações sobre o que será apresentado durante o evento.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
The Escapist Indie Showcase
Também planejado para o dia 11 de junho, The Escapist Indie Showcase acontecerá a partir das 16h (Horário de Brasília) e dará destaque a mais de 70 títulos independentes.
O showcase está sendo feito em parceria com a GOG, a loja digital da CD Projekt - mesma empresa de The Witcher e Cyberpunk 2077, que curiosamente tem um evento no mesmo dia.
Summer Game Fest
Organizado por Geoff Keighley e a equipe do The Game Awards, o Summer Game Fest será um evento com duração prevista para meses, trazendo diversos anúncios especiais para a indústria.
Em maio, eles já revelaram Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2, a demo da Unreal Engine 5 rodando no PlayStation 5 e a data de lançamento de Valorant.
O Summer Game Fest tem fim previsto para dia 27 de agosto, com a abertura da feira Gamescom 2020.
Gamescom 2020
Falando na Gamescom, a edição de 2020 da popular feira europeia será realizada digitalmente como precaução contra a pandemia do coronavírus.
O evento será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto e contará com a Opening Night Live de Geoff Keighley como cerimônia de abertura.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Guerrilla Collective
Um grupo de produtoras independentes vai realizar o evento Guerrilla Collective, com uma série de transmissões ao vivo entre os dias 6 e 8 de junho para apresentar novos jogos e trailers. Entre os participantes estão a Larian Studios, de Baldur's Gate 3, a ZA/UM, do cultuado Disco Elysium, Humble Bundle, Paradox Interactive, 11 Bit Studios e Coffee Stain.
As conferências da Guerrilla Collective serão transmitidas na Twitch sempre a partir das 14h (horário de Brasília).
Guerrilla Collective/Divulgação
Summer of Gaming
Organizado pelo site IGN dos EUA, o Summer of Gaming será composto por uma série de eventos planejados entre os dias 4 e 24 de junho.
Além de diversos eventos de caridade, entrevistas e gameplay de jogos já anunciados, o festival também contará com 7 revelações de jogos durante todo o mês.
Quem ainda não se manifestou?
Todas as empresas que participaram da E3 2019 já deram algum tipo de delcaração sobre outros eventos. Entretanto, não houve qualquer pronunciamento da Warner Games. De acordo com o Kotaku, a empresa faria sua estreia em conferências de E3 neste ano, mas não houve confirmação oficial desse vazamento ou a divulgação de um plano para substituir a suposta apresentação.
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Quem não vai fazer nada?
Pete Hines, vice-presidente da Bethesda, confirmou que a empresa não fará qualquer tipo de evento digital em junho. Ele ainda afirmou que a produtora possui uma série de novidades para mostrar aos fãs, e que elas devem ser reveladas durante os próximos meses.