A E3 2020 não vai mais acontecer. A ESA (Electronic Software Association), organização responsável pelo evento, anunciou que a tradicional feira de games foi cancelada como precaução contra o surto do coronavírus COVID-19.
"Após consulta cuidadosa com nossas companhias-membros em relação à saúde e segurança de todos na indústria - nossos fãs, empregados, exibidores e parceiros de longa data da E3 - fizemos a difícil decisão de cancelar a E3 2020, marcada para 9 e 11 de junho em Los Angeles", declarou o órgão em um pronunciamento (via Gamespot).
"Estamos muito desapontados por sermos incapazes de fazer este evento para nossos fãs e apoiadores. Mas sabemos que é a decisão correta baseada nas informações que temos hoje."
A ESA também diz que está "explorando opções com nossos membros para coordernar uma experiência online para mostrar os anúncios da indústria e notícias em junho de 2020". A E3 2021, por sua vez, seguirá como "um evento reimaginado que reúne fãs, mídia e a indústria em um evento que celebra a indústria de video game global."
- E3 2020: Microsoft terá evento digital para substituir sua conferência
- Pela primeira vez, Warner Bros. faria conferência na E3 2020, diz jornalista
- Ubisoft considera fazer "experiência digital" após cancelamento da E3 2020
Rumores de que a feira não iria mais acontecer começaram a ganhar força na noite de terça (10), quando diversos jornalistas e membros da indústria declararam em redes sociais que a organização estaria conversando com publishers e varejistas para decidir a direção da E3 neste ano, considerando os riscos do vírus.
Antes do cancelamento oficial, a Bloomberg chegou a publicar uma reportagem com fontes confirmando o cancelamento da feira.
Realizada desde 1995, a Electronic Entertainment Expo é popularmente considerada como o maior evento de games do ano, em que os principais anúncios das grandes fabricantes, publishers e estúdios da indústria costumam ser revelados.
Nos últimos anos, a feira tem tentado passar por reformulações para se manter relevante com as empresas e o público. Diversos grandes nomes, como a EA e mais recentemente a Sony, já deixaram de participar ativamente da E3 para realizar seus próprios eventos ou divulgação de conteúdo.
Nota em desenvolvimento