Não existiam cartazes de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain na E3 2014. O estande da Konami era o mais modesto entre as grandes desenvolvedoras. Nem por isso o novo jogo de Hideo Kojima deixou ganhar espaço no evento. Com um gameplay mostrado em uma sessão fechada, o título impressionou pela qualidade gráfica alcançada com a Fox Engine.

O gameplay inicia em um deserto do Afeganistão, exibido em conferências passadas. No caminho até o ponto de observação deu para notar o quão detalhado será o ambiente de The Phantom Pain. As tempestades de areia e as montanhas áridas do local remetem a uma versão avançada de Red Dead Redemption, com as óbvias adequações dos tempos modernos. Casas e animais típicos da região são reproduzidos com fidelidade e realismo digno de nota.

A novidade real dessa demo, porém, foi a quantidade de atividades feitas por Big Boss e as mudanças climáticas. Além dos inúmeros artifícios de espionagem adquiridos nos últimos games, o jogador agora poderá enviar seus inimigos abatidos para a Base com um balão teleguiado. Quando você render um guarda, por exemplo, ao invés de apagar o sujeito, você aciona o balão e imediatamente verá ele voando para o destino final. É inusitado, divertido e bem-humorado, mas é impossível não indagar a inteligência dos inimigos ao redor quando você levanta um jipe em plena área de perigo e ninguém nota algo estranho.

A famosa caixa da série também está de volta, agora com novas opções de ação, entre elas a possibilidade de atirar lá de dentro. Big Boss também poderá atraiar guardas com sons e atitudes inéditas - nesse caso, a finalização dos inimigos pareceu ser mais violenta e com bastante sangue na tela. A Konami prometeu mais mudanças no jogo completo, além de colecionáveis em grande número devido ao mundo aberto em que o jogo se passará. "Além da missão principal, será possível fazer muitas outras coisas durante a campanha de MGS V", disse um representante da empresa a demonstração.

A personalização da Base Mãe também foi revelada. Além de poder montar torres e organizar o espaço do jeito que bem entender, o jogador verá todos os objetos que enviou via balão. Carro, cabras, inimigos, etc. Boa parte das salas terão interior decorado e acessível também. E enquanto estiver na base, Big Boss verá o clima mudar e tropas inimigas invadirem, ou seja, mesmo que a Base Mãe funcione como um centro operacional, ele estará incluso na trama do jogo e pode sofrer ataques a qualquer momento.

A demo foi guiada, ensaiada e completamente feita sob medida para impressionar os fãs que ali estavam. Visualmente não há como pensar diferente: The Phantom Pain é um dos jogos mais bonitos da E3 2014. Os outros pontos abordados, porém, não tiveram tanto impacto quanto os gráficos, que obtiveram uma boa ajuda das mudanças climáticas dinâmicas. No fim das contas, os controles e o desenrolar da trama é que farão desse um jogo memorável, tal qual Kojima e seus companheiros prometem. E por hora, infelizmente, não há uma data específica para sabermos se a promessa se cumprirá ou não.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain será lançado para PlayStation 4 e Xbox One.