Dragon Ball Z: Kakarot chega às lojas nesta sexta-feira (17) com a proposta de contar a clássica história de Goku, Gohan, Vegeta e os demais Guerreiros Z recriando momentos clássicos vistos no mangá e no anime, mas também preenchendo este universo com atividades cotidianas e vários personagens.

O RPG de ação também traz algumas surpresas e desafios para quem conhece a história e, por isso, selecionei abaixo algumas coisas que eu gostaria de saber quando comecei a jogar. Dragon Ball Z: Kakarot tem alguns picos de dificuldade, especialmente em chefes, mas estas dicas vão te ajudar a manter o seu ki sempre elevado.

Confira:

Faça todas as missões paralelas

dragon-ball-z-kakarot

Como todo bom RPG, Dragon Ball Z: Kakarot tem sua parcela de missões paralelas à história principal, e quase sempre são protagonizadas por personagens coadjuvantes já conhecidos do anime e do mangá (e até algumas caras pouco conhecidas do Dragon Ball clássico).

Mesmo que você esteja com pressa para chegar ao final da história, vale a pena perder um tempo com missões paralelas em DBZ: Kakarot. A maioria delas é curta e garante generosos pontos de experiência que vão manter seu nível competitivo em relação aos saltos de dificuldade vistos em chefes como Raditz e Vegeta.

Bandai Namco/Divulgação

Colete as Orbes Z, mas não se preocupe tanto com as esferas no mapa

dragon-ball-z-kakarot

Em todos os ambientes navegáveis em DBZ: Kakarot há uma série de esferas coloridas, chamadas Orbes Z, que são usadas para desbloquear novos golpes.

É claro que nosso instinto colecionista fala mais alto nessas horas e a vontade é de querer coletar todas aquelas esferas espalhadas pelo cenário. Mas não se preocupe tanto com isso: também é possível obtê-las lutando contra inimigos aleatórios, e você provavelmente coletará mais rápido estas esferas lutando do que andando pelo cenário.

A única exceção a essa dica está nas Orbes Z obtidas em caminhos de ar espalhados pelo mapa, que facilitam a sua travessia, ou as Orbes Z que surgem no mapa como desafios temporários, que precisam ser coletadas com um timer. Estas são esferas mais raras e são necessárias para desbloquear ataques mais poderosos no final da história.

Bandai Namco/Divulgação

Procure caçar, pescar e cozinhar

dragon-ball-z-kakarot

Dragon Ball Z: Kakarot conta com uma extensa lista de refeições que podem ser preparadas e melhoram temporariamente seus atributos na luta, como defesa e ataque, ou garantir bônus de experiência.

Se você está precisando daquele empurrãozinho extra para enfrentar uma luta difícil ou quer subir de nível mais rápido, considere dedicar um pouco tempo a caçar feras espalhadas pelo mapa, pescar e cozinhar.

Bandai Namco/Divulgação

Preste atenção nos Fóruns da Comunidade

dragon-ball-z-kakarot

Uma das mecânicas mais curiosas de Dragon Ball Z: Kakarot está nos Fóruns da Comunidade. Eles podem ser acessados no menu e são tabuleiros nos quais você pode encaixar fichas de personagem obtidas ao longo da história que lhe conferem bônus. Há fóruns que melhoram seus atributos de luta, dão bônus de experiência ganha nas batalhas, aumentam os efeitos da comida e até mesmo garantem melhores negócios em lojas.

Cada ficha de personagem tem bônus mais apropriados para cada tabuleiro: alguns são melhores no tabuleiro de luta, outros no tabuleiro de treinamento, e por aí vai. Preste atenção em cada ficha de personagem (que pode ser aprimorada com presentes coletados no mapa e com outros personagens), e lembre-se de encaixar cada personagem no tabuleiro mais apropriado.

Personagens com relacionamento conhecido na história de DBZ rendem bônus próprios se estiverem ligados diretamente no mapa (ex: Goku e Gohan, Yamcha e Tenshinhan), então vale testar ligações para descobrir bônus diferentes.

Bandai Namco/Divulgação

A defesa e a esquiva são suas melhores amigas

dragon-ball-z-kakarot

Eu sei que, no controle de guerreiros poderosos como Goku, Vegeta e Piccolo, a vontade é de sair esmagando o botão de ataque ou disparar rajadas de ki loucamente pra cima dos inimigos, mas lutas mais difíceis requerem um pouco de estratégia.

A recomendação mais básica (feita inclusive pelo próprio jogo quando você está apanhando demais) é a de apertar o botão de defesa (L2 no PS4/LT no Xbox One), mas existem outras táticas defensivas mais eficazes. Uma delas é segurar o botão de defesa e, quando estiver sofrendo o golpe do inimigo, apertar o botão de esquiva (X no PS4/A no Xbox One) para se transportar para trás do inimigo e desferir um contra-ataque. Essa manobra consome ki, então verifique se você tem energia para fazê-la.

Manter-se na defensiva o tempo todo também pode ser perigoso, pois a defesa pode ser quebrada e seu lutador fica vulnerável a ataques inimigos. Lembre-se de desviar dos golpes, especialmente de rajadas de ki, com o botão de esquiva. A melhor estratégia é mesclar defesa e esquiva, sem abusar de cada uma delas.

Bandai Namco/Divulgação

Colete as Esferas do Dragão

dragon-ball-z-kakarot

Depois de passar da batalha contra Freeza, as Esferas do Dragão são liberadas no mapa e concedem uma série de desejos vantajosos para o jogador. Com elas, é possível pedir Orbes Z, dinheiro, itens raros ou até mesmo enfrentar novamente um chefe já vencido.

As Esferas do Dragão são indicadas no mapa por meio de um ícone específico, então é bem fácil achá-las. Antes de coletar as sete esferas, lembre-se de escolher os desejos antes de invocar Sheng Long por meio do menu - é possível fazer até três desejos. Depois que as esferas são utilizadas, elas retornam ao mapa após vinte minutos de jogo.

Bandai Namco/Divulgação

Procure as Medalhas D

dragon-ball-z-kakarot

Os golpes mais poderosos e mais icônicos de Dragon Ball Z são chamados em Kakarot de Super Ataques. Para aprendê-los, é necessário encontrar pontos de treinamento no mapa (identificados com um ícone de muque) e obter as Medalhas D.

Portanto, lembre-se de coletar o máximo de Medalhas D possível. Elas podem ser obtidas ao completar missões principais e missões paralelas.

Bandai Namco/Divulgação
  • Lançamento

    17.01.2020

  • Publicadora

    Bandai Namco

  • Desenvolvedora

    Bandai Namco

  • Gênero

    RPG

  • Testado em

    PlayStation 4

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One PC