Cyberpunk 2077: Tudo o que sabemos
Novo jogo do estúdio de The Witcher 3 já é um dos mais esperados do público
Anunciado em 2013 pela CD Projekt RED, Cyberpunk 2077 só ganhou mais hype com o passar dos anos, especialmente após o sucesso de The Witcher 3: Wild Hunt, o trailer do jogo na conferência da Microsoft na E3 2018, e o vídeo de demonstração de 48 minutos divulgado meses depois.
- Cyberpunk 2077: 35 coisas que aprendemos com o vídeo de gameplay
- Cyberpunk 2077: O futuro dos games?
- Cyberpunk: A origem do game da CD Projekt RED
Embora ainda deva se esperar mais algum tempo - embora o quanto ainda não se sabe -, já estamos a par de alguns detalhes do que está por vir no novo RPG distópico futurista do estúdio polonês.
Confira abaixo tudo o que sabemos de Cyberpunk 2077 (até agora):
Baseado no RPG de mesa

Enquanto The Witcher é baseado nas obras literárias de Andrzej Sapkowski, Cyberpunk 2077 também tem seu próprio progenitor: Cyberpunk 2020, o popular RPG de mesa de Mike Pondsmith.
Além disso, ao contrário de The Witcher, em que Sapkowski e a CD Projekt RED não tinham a melhor relação - o autor chegou até a entrar com um pedido legal contra a produtora por royalties adicionais -, Pondsmith está envolvido diretamente com o processo de desenvolvimento do game.
Divulgação/R. Talsorian GamesProtagonista

Em Cyberpunk 2077, o jogador controla como protagonista um indivíduo conhecido apenas como “V”.
Ao contrário de Geralt de Rívia, um personagem literário que já tinha uma personalidade e código de ética próprios antes do desenvolvimento dos games, V é muito mais customizável, podendo ter seu sexo, visual, atributos e elementos de seu passado.
Divulgação/CD Projekt REDPrimeira pessoa

Ao contrário de The Witcher, que trazia uma perspectiva em terceira pessoa, Cyberpunk 2077 será um RPG de ação em primeira pessoa.
De acordo com a própria CD Projekt RED, há uma série de razões para isso, principalmente em termos de imersão, para ajudar o jogador a conhecer e habitar o mundo de Cyberpunk 2077 aos olhos de V.
Há também a inspiração em jogos do passado com elementos parecidos como o novo game, em especial Deus Ex.
Divulgação/CD Projekt REDNight City (e além)

A ação de Cyberpunk 2077 acontecerá principalmente em Night City, localizada na Costa Oeste da Califórnia e eleita “Pior Lugar para se Viver na América”.
“Os principais problemas?”, diz V no trailer oficial do jogo. “Altíssimos índices de violência, e mais pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza do que qualquer outro lugar.”
Ainda assim, para figuras mais ambiciosas como o protagonista, Night City é uma “cidade de sonhos”, por oferecer oportunidades sem igual para quem estiver disposto a sujar as mãos para isso.
O produtor Richard Borzymowski também confirmou que, além da metrópole em si, será possível explorar os arredores de Night City, e que o jogo não terá “uma parede invisível depois do último prédio na cidade”.
Divulgação/CD Projekt REDMelhorias cibernéticas

Durante o jogo, V poderá ganhar cada vez mais dinheiro e reputação no submundo do crime de Night City, e com isso há a possibilidade de melhorar os implantes cibernéticos do personagem, dando a ele novas habilidades e possibilidades no combate ou diálogo.
Reprodução/CD Projekt REDReputação

A reputação de V também é refletida no tipo de roupas e itens que poderão ser utilizados pelo protagonista.
No trailer e gameplay, por exemplo, ele utiliza uma jaqueta especial da banda Samurai, conhecida por seu estilo rebelde e contra o sistema.
Divulgação/CD Projekt REDOpções de combate

Seguindo a linha do RPG de mesa e jogos como Deus Ex, em Cyberpunk 2077 o jogador estará livre para melhorar diversos aspectos de V com o passar do tempo, podendo escolher as habilidades que prefere melhorar com o personagem.
Isso quer dizer que V pode ser mais furtivo, ou resistente, ou versátil durante o combate. É possível até melhorar sua persuasão, para minimizar a violência dos encontros.
É claro, porém, que estas vantagens trazem desvantagens naturais, que poderão tornar a vida do protagonista mais difícil, dependendo das circunstâncias.
Reprodução/CD Projekt REDArsenal

Além de suas habilidades, o jogador também poderá contar com um arsenal diverso, que vai desde armamento mais tradicional - como pistolas e metralhadoras - até lâminas embutidas no próprio corpo de V.
Divulgação/CD Projekt REDRomance e sexo

Como visto no vídeo de gameplay, V terá a oportunidade de se relacionar romanticamente (ou ao menos sexualmente) com uma série de personagens diferentes, podendo seguir os passos da fama de conquistador de Geralt.
Reprodução/CD Projekt REDCompanheiros

Ao que tudo indica, durante sua jornada V receberá a ajuda de companheiros durante o combate (e talvez além).
O vídeo de gameplay, por exemplo, mostra a amizade entre V e Jackie, e é provável que mais personagens ofereçam assistência/serviços dependendo de suas ações.
Divulgação/CD Projekt REDEquipe de desenvolvimento nas centenas

Em fevereiro de 2019, a CD Projekt RED revelou ao site polonês Stockwatch que a equipe de desenvolvimento de Cyberpunk 2077 já tem mais de 400 pessoas.
Posteriormente, após relatos de questões trabalhistas em estúdios como a Bioware (de Anthem) e NetherRealm (de Mortal Kombat), os chefes da produtora polonesa prometeram que o desenvolvimento do jogo será mais “humano” em relação a The Witcher 3, e não terá crunch obrigatório.
A de se ver, porém, se o desenvolvimento não será tão conturbado.
Divulgação/CD Projekt REDXbox One e PS4

A CD Projekt RED já confirmou por vezes que, apesar do visual impressionante da demonstração do jogo, Cyberpunk 2077 está sendo desenvolvido não só com o PC, mas com o PS4 e Xbox One em mente.
"Estamos focados no Xbox One, PlayStation 4, e é claro que no PC também", disse o designer Patrick Mills para a Game Informer.
Divulgação/CD Projekt REDMultiplayer

Em setembro de 2019, a CD Projekt confirmou que Cyberpunk 2077 receberá um modo multiplayer.
De acordo com o estúdio, o multiplayer será disponibilizado apenas quando todo o conteúdo singleplayer ser lançado oficialmente.
Mais detalhes devem ser anunciados no futuro.
CD Projekt/DivulgaçãoDublagem e legendas

Em julho de 2018, a conta de Cyberpunk no Twitter confirmou, por forma indireta, que o jogo teria localização em português do Brasil, embora não especificamente dublagem ou apenas legendas.
Posteriormente, a assessoria do estúdio no Brasil confirmou que, como The Witcher 3: Wild, o game será "100%" localizado no país, com direito tanto a legendas quanto dublagem.
Reprodução/CD Projekt REDKeanu Reeves como Johnny Silverhand
No trailer exibido na conferência da Microsoft durante E3 2019, foi revelado que o jogo terá ninguém menos do que Keanu Reeves, interpretando o rebelde Johnny Silverhand.
Uma figura conhecida entre fãs de longa data de Cyberpunk, Johnny foi vocalista e guitarrista da icônica banda Samurai, além de um fuzileiro que desertou durante um conflito na Nicarágua, usando sua música para lutar contra o sistema opressor deste mundo distópico.
Por enquanto, ainda não se sabe o papel de Johnny na trama maior do jogo, mas o trailer já indica que ele tem intenção de "queimar" Night City.
Lançamento

Na E3 2019, a CD Projekt RED anunciou - via Keanu Reeves - que Cyberpunk 2077 seria lançado em 16 de abril de 2020.
Porém, em janeiro, o estúdio anunciou que o jogo seria adiado para 17 de setembro.
Reprodução/CD Projekt RED- Lançamento
10.12.2020
- Publicadora
CD Projekt
- Desenvolvedora
CD Projekt RED
- Censura
18 anos
- Gênero
RPG
- Plataformas
PlayStation 4 Xbox One Xbox Series X PC PlayStation 5 Xbox Series S