A CD Projekt RED é alvo de um processo nos Estados Unidos por conta dos problemas resultantes do lançamento conturbado de Cyberpunk 2077.
A ação (via Polygon) foi movida pela firma de advocacia Rosen Law, representando investidores que compraram ações da empresa entre janeiro e dezembro de 2020.
No texto, a firma alega que a desenvolvedora fez "declarações falsas e/ou enganadoras" sobre o game, lançado em 10 de dezembro. As informações, no caso, dizem respeito aos bugs e problemas de desempenho no PlayStation 4 e no Xbox One, em contraste com as declarações de executivos da empresa de que ambas as versões "estavam completas e jogáveis" durante reuniões com acionistas.
Os problemas levaram a uma erosão na confiança da desenvolvedora polonesa, o que culminou na remoção de Cyberpunk 2077 da PlayStation Store no último dia 17. Nos últimos dias, reportagens já davam conta de que a empresa poderia estar na mira de ações judiciais.
Os problemas de Cyberpunk
As falhas de desempenho do jogo - em especial no PlayStation 4 e no Xbox One padrão - fizeram a desenvolvedora CD Projekt RED pedir desculpas publicamente pelo lançamento problemático do game.
Em um comunicado, assinado por uma série de executivos, a CDPR reconhece que errou ao não ter mostrado o funcionamento do jogo no PlayStation 4 e Xbox One antes de seu lançamento. Segundo a produtora, isso não deu oportunidade a jogadores fazerem uma "decisão informada" sobre a compra. No comunicado, a empresa também orientou jogadores a pedirem reembolsos das versões de console diretamente para a Sony e para a Microsoft.
A desenvolvedora afirmou que trabalha que corrigirá bugs e crashes, e que melhorará a experiência atual do jogo. Após de uma primeira rodada de correções que já foi lançada, o próximo update é esperado para os próximos sete dias. Dois patches "grandes" de correções também são esperados para o começo de 2021, e chegam nos meses de janeiro e de fevereiro, respectivamente.
Além das versões de console, jogadores de PC também receberão atualizações "frequentes" que trarão melhorias para o jogo.
- Lançamento
10.12.2020
- Publicadora
CD Projekt
- Desenvolvedora
CD Projekt RED
- Censura
18 anos
- Gênero
RPG
- Plataformas
PlayStation 4 Xbox One Xbox Series X PC PlayStation 5 Xbox Series S