Os designers Mark Cerny e Connie Booth, da Sony o animador Bob Rafei e os co-fundadores da Naughty Dog, Andy Gavin e Jason Rubin participaram de um painel da E3 Coliseum para falar sobre a criação de Crash Bandicoot, o mascote do PlayStation 1, para celebrar a chegada da coleção do personagem ao PS4.

O desenvolvimento do jogo

Crash Bandicoot foi criado porque a Naughty Dog queria fazer um jogo de mascote. Eles desenvolveram o jogo por meses, até a fase alpha, antes de mostrar qualquer coisa para a Sony, o que poderia ter sido um grande problema se ela não aprovasse o personagem. Felizmente, isso não aconteceu.

Entre os principais tópicos do painel estava a dificuldade para desenvolver o primeiro jogo nos anos 90. Uma das maiores revelações foi que a ferramenta usada para construir as fases foi o Photoshop. "Foi muito difícil [construir as fases], mas uma das coisas que nos ajudou foi pensar fora da caixa e usar o Photoshop como ferramenta para editar os nívels que olhava o valor de RGB dos pixels e transformava em geometria," explicou Rafei.

Cada pixel no Photoshop tinha um valor RGB específico, e ele representava um elemento da fase, como fogo, água, árvores ou outras coisas. Por conta disso, a Naughty Dog precisou descartar uma fase de lava, já que a cor do líquido quente era a mesma do Crash. Para a fase ser processada, era necessário esperar oito horas. Quando esse processo terminava, os computadores da desenvolvedora falavam, em voz alta, "Fase Completa!", mas se algo estava errado e era preciso mudar um pixel, mais oito horas de espera eram necessárias.

"O primeiro nível que ficou no jogo foi o quinto que fizemos, e foi um processo de seis semanas," adicionou Mark Cerny.

Rafei também contou que algo que é padrão no desenvolvimento dos jogo, o uso de artistas conceituais, era uma pratica rara na época. "Uma das coisas que deixou o jogo especial, é algo bem padrão hoje porque você seria louco de fazer um jogo sem arte conceitual, mas nós tínhamos designers conceituais que nos ajudaram a criar esse visual orgânico que se tornou a fundação dos jogos da Naughty Dog hoje."

Outra grande curiosidade que surgiu durante o painel foi que o apelido de Crash Bandicoot durante a epóca do desenvolvimento era "Bunda do Sonic." Jason Rubin explicou isso. "Nós começamos a pensar em 3D e percebemos que você sempre estaria olhando para as costas do personagem. Foi daí que o nome 'Bunda do Sonic' surgiu, e a bunda do Sonic não é muito atrativa," ele revelou. "É por isso que começamos o jogo com o Crash olhando pra você. Pra você saber com quem está jogando."

A rivalidade com a Nintendo e a recepção do personagem

Hoje, Crash é uma dos mascotes do mundo dos games, mas os desenvolvedores revelaram que nem sempre foi assim. "As vendas de Crash não decolaram. Tivemos um bom começo, mas foi algo que se expandiu com o tempo... Nós não fomos bem recebidos pela imprensa," disse Jason Rubin. "Eles diziam 'como você ousa ir contra o Mario? Como você ousa dizer que esse é um jogo de mascote?' Os reviews literalmente tiravam pontos da gente porque não era o Mario."

Uma das coisas que ajudou a mudar essa percepção foram os infames comerciais com uma pessoa vestida de Crash indo para o estacionamento da Nintendo e chamando o Mario para a briga "Aquela propaganda foi um golaço. Aquela propaganda realmente mudou como as pessoas vêem o Crash, junto com a força do marketing no Japão," Rubin explicou.

O comercial foi gravado, na verdade, no estacionamento da Sony. Isso é algo que muitas pessoas não sabem. Uma dessas pessoas foi o próprio Mark Cerny, "Eu realmente achei que aquele era o estacionamento da Nintendo," ele disse, causando uma onda de risadas na plateia. Tudo isso, explicou Rubin, ajudou as vendas de Crash a superar seu rival."Todos os três Crash superaram as vendas dos jogos de Mario [do 64]," ele disse.

Falando sobre o amor das pessoas sobre o personagem, Andy Gavin explicou sua opinião sobre o sucesso dele. "Crash é um ótimo personagem, mas ele consegue alcançar um equilibrio que fica entre infantil e ironia pós-moderna na hora certa," "ele afirmou. "Ele é sincero, mas também irônico. Quando ele acerta essas notas, ele é muito atrativo."

A aparição de Crash em Uncharted 4 (e do Drake em Crash Bandicoot N. Sane Trilogy)

Antes do anúncio de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy, os fãs do mascote tiveram uma grande surpresa. Em Uncharted 4: A Thief's End, jogo mais recente da Naughty Dog, Nathan Drake e Elena Fisher aparecem jogando o primeiro Crash em uma determinada cena. No painel, eles entraram em mais detalhes sobre o que fez isso acontecer.

"Ver o Crash em Uncharted 4 foi muito especial. Foi um trabalho de colaboração," disse Connie. "Nós estávamos trabalhando em Uncharted 4 e o time da Naughty Dog queria colocar o Crash. Nosso time de third-party foi atrás da Activision e conseguiu a autorização. Nós demos algumas coisas de volta pra ele. Eu acho que tem algo de Uncharted nos jogos deles."

De fato, Crash Bandicoot N. Sane Trilogy tem algumas coisinhas de Uncharted 4 no meio. Há uma foto de Nathan Drake no quarto de Crash.

Além disso, em um determinado momento, o mascote e sua irmã, Coco, são vistos assistindo a cena de Drake e Elena jogando.

Depois de anos sumido, Crash volta no dia 30 de junho com o lançamento de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy para o PlayStation 4.