Corinthians tem planos para entrar nos eSports
Desafio é encontrar um modelo de negócio que seja viável, diz gerente de marketing do clube
Com a chegada do Flamengo aos eSports, investindo em uma equipe de League of Legends, ficou a expectativa para que outros clubes grandes do futebol brasileiro também deem atenção a este mercado - em especial, o Corinthians, que rivaliza com o rubro-negro no tamanho de sua torcida. Pode ficar tranquilo, caro gamer e fiel torcedor: o Timão está de olho no cenário de jogos competitivos.
Falando exclusivamente ao The Enemy, o gerente de marketing do Corinthians, Vinicius Azevedo, diz que a entrada no mercado de eSports está na agenda do clube paulista desde o fim de 2015. "É importante ter presença da marca num território onde o engajamento é crescente, principalmente de um público que vem se distanciando do futebol", argumenta.
Apesar de o interesse por parte do alvinegro existir, ainda não há uma definição sobre como esse investimento será feito - se será com a montagem de uma equipe própria, como é o caso do Fla, ou se será por meio de parcerias com organizações já existentes, a exemplo do relacionamento entre o Santos e a Dexterity.
"O grande desafio é encontrar um modelo de negócio que seja viável, partindo da premissa que o clube não pode onerar seu orçamento com o projeto", explica Azevedo. "Ou seja, pode ser tanto uma equipe própria quanto uma parceria, vai depender do modelo que mais se adaptará à realidade do clube."
Atualmente, cinco clubes brasileiros já investem ou investiram, de alguma forma, no mercado e eSports. Além de Flamengo e Santos, o Remo fez parceria com a Brave, enquanto o ABC de Natal investiu em equipes de LoL e o Goiás contratou dois jogadores de FIFA.
Internacionalmente, outros clubes já entraram na onda e estão participando de campeonatos de games, como River Plate, Manchester United e Paris Saint-Germain. Veja 12 clubes de futebol que também tem equipes de eSports.