Torcida no CBLoL (Foto: Bruno Alvares/Riot Games)
Torcida, jogadores e clássico: afinal qual é o #CBLoLDiff?
Como foi o início do campeonato de esports mais longevo do Brasil
Sábado, 21 de janeiro de 2023. Depois de exatos 140 dias, o CBLoL retornou para mais uma temporada. Uma temporada para fazer diferença - ou, melhor dizendo, #CBLoLDiff. Em jogo, aquilo que se espera de uma boa estreia: jogos acirrados e torcida apaixonada.
Este não poderia ter melhor inauguração, a reedição da grande final do campeonato brasileiro de League of Legends de 2022 com LOUD de um lado e paiN do outro. A torcida, que já estava bem animada com a aparição dos jogadores nos VTs, não exitou em demonstrar ainda mais carinho com a entrada dos atletas.
Para a maioria das pessoas que assistem, esta é a primeira oportunidade de ver como está o meta game no nível profissional. Para os prós é a hora de colocar em prova se sua leitura foi correta. E tem conteúdo até para quem só estava de passagem: “aquele ali é o Luva de Pedreiro?”, perguntou o segurança pra mim e confirmei com um aceno.
No canto reservado para imprensa, jornalistas conversam sobre o meta, campeonatos internacionais passado e, claro, coisas pueris de suas vidas. No meio do público surge Maria Fogueta para fazer uma interação. Tácio Schaeppi ao lado de Loop e Takeshi no comando da transmissão do embate.
Enquanto os jogadores digladiavam em Summoner’s Rift com a potência do narrador soeropolitano, a torcida esgoelava fazendo de tudo para que seu time superasse o adversário. As duas maiores torcidas do Brasil confinadas, lado a lado, em uma plateia para 100 pessoas. Porém, a rivalidade fica apenas para dentro do jogo. Na arquibancada quem vence é a alegria.
De qualquer forma, o resultado do primeiro confronto seria conhecido em 26 minutos depois, com a LOUD vencendo a primeira partida do split com extrema facilidade. Até parecia que eles nem tiveram férias ou mudança no time.
Após a partida, os times cumprimentaram os torcedores, que esperavam ansiosos para tentar uma selfie, um toque, qualquer coisa para servir de lembrança. Os jogadores sorridentes, dando atenção para seus fãs.
Tinowns foi o escolhido para ser o representante da LOUD na coletiva de imprensa. Quando ele chega, domina a sala com sua presença. Ele estava confortável, dominou as atenções da mesma forma que faz no jogo. Uma pergunta aqui, outra ali. Uso o gancho dos 140 dias longe do CBLoL e pergunto como o time manteve a sinergia depois de tanto tempo longe.
“Vou te dizer que quando voltamos a treinar, não estava tão bom assim”, disse o midlaner. “Mas é o trabalho que fizemos juntos durante todo o ano passado, o Von, o Beellzy, todo mundo trabalhando junto… a adaptação do Route. Mas é isso. A gente já sabe jogar LoL, só precisamos melhorar”.
Ele se despediu e deixa a sala de imprensa. A TV mostrava que a Liberty estava vencendo a KaBuM, os melhores momentos foram cruciais para entender tudo o que tinha acontecido e me preparar para a próxima coletiva.
Voltei para a arena e vi a torcida gritando, esbanjando alegria e empolgação e até agora me pergunto como é que a torcida consegue manter a mesma empolgação do início do dia.
A energia estava totalmente carregada para o confronto de Fluxo versus Los Grandes - dois times que buscam os holofotes da temporada. E o mesmo aconteceu no clássico de Red Canids contra a INTZ e mais uma vez no embate de Keyd Stars versus Furia. Toda partida, uma emoção para a plateia.
Mas o CBLoL também é feito fora da Arena. As redes sociais movimentaram a tradicional #CBLoL colocando o campeonato em 9º lugar nos trending topics com gente que assistiu de casa, gente que acompanhou watch parties ao redor do Brasil. Era o primeiro dia de campeonato e já tinha cara de final.
Será que é esse o tal do “CBLoLDiff”? Como um campeonato regional consegue manter sua relevância sem nenhuma conquista internacional? Seria a torcida, os talentos, a atenção da mídia especializada ou os jogadores? Seria uma misto disso tudo?
Leia mais
- Omelete Company anuncia parceria com Baiano, streamer de LoL
- LoL: Baiano surpreende e anuncia o fim do quadro “Baianalista”
- CBLoL mira mercado internacional com transmissões em inglês
Essa é a pergunta que os especialistas fazem ano após ano sem conseguir uma resposta em uma única palavra ou frase. E não será com apenas um dia de CBLoL que isso será respondido. A magia, a diferença acontece todos os sábados e todos os domingos, às 13h por mais de 10 anos.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!