Durante o WWDC 2017, a Apple anunciou que a nova versão do macOS, sistema operacional do Mac, se chama High Sierra. A versão já está disponível para desenvolvedores em fase beta, vai para um beta público ainda este mês e chega a todos os usuários até o fim do ano.

A nova versão promete mais velocidade e segurança do que a anterior, ajudando os aplicativos a gastar menos espaço. Boa parte dessas melhorias está na mudança do sistema de indexação de arquivos, que a Apple diz ser mais segura, estável e rápida.

No palco, o vice-presidente de software Craig Federighi afirmou que o desempenho de JavaScript do navegador Safari será 80% mais rápido que o do Chrome. O Safari também receberá atualizações de segurança, utilizando aprendizado de máquina para bloquear rastreadores de anúncios, e também será capaz de bloquear o autoplay de vídeos.

O aplicativo Mail também deve ter atualizações, ocupando 35% menos espaço do que em versões anteriores.

Outra mudança significativa está no aplicativo Photos, que passa de um software de gerenciamento de imagens para um editor.

O novo macOS também tem um novo sistema de tecnologia gráfica, o Metal 2, que permitirá suporte à realidade virtual.

Na parte de jogos, uma grande melhoria estará na possibilidade de utilizar portas USB Tipo-C/Thunderbolt 3 como entrada para placas de vídeo externa. O kit para desenvolvedores do Metal 2 virá com uma GPRU da AMD que permitirá testes para adaptar softwares para rodar em placas externas.

Entre outras novidades anunciadas na conferëncia para desenvolvedores realizada anualmente pela Apple, estão a revelação de uma nova versão do iOSdo watchOS, novos iMacsalém do HomePod, o speaker doméstico inteligente.