Uma das grandes expectativas para o WWDC 2017, a Apple anunciou oficialmente seu “speaker inteligente” doméstico, o HomePod.

Anunciado como uma nova forma de se ouvir música em casa, o acessório traz um woofer de 4 polegadas e sete speakers internos. Como sugerido por rumores revelados anteriormente, o sistema trará um processador A8 para suportar suas capacidades de “entender o ambiente” e otimizar o som reproduzido.

O HomePod também trará uma integração com a Siri, o que significa que o usuário poderá dar comandos de voz à assistente, inclusive controles musicais, como trocar de música ou tocar playlists específicas, ou comandos mais avançado, como criar notificações e lembretes. A ideia é que o gadget também funcione como um hub doméstico para conectar dispositivos inteligentes, o que poderá colocá-lo em competição direta com os Google Home e Amazon Alexa.

O HomePod será comercializado nas cores branco e space gray, pelo preço de US$ 349 (cerca de R$ 1150, em conversão direta). O speaker começará a ser comercializado em dezembro nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, e a partir do ano que vem em outros países do mundo.

Entre outras novidades anunciadas na conferëncia para desenvolvedores realizada anualmente pela Apple, estão a revelação de uma nova versão do iOSdo watchOS do macOS, além de novos iMac.