A Apple anunciou nesta quarta-feira (20) que aplicativos que utilizam sistemas de loot boxes precisaram indicar as probabilidades exatas dos itens que estão em seu interior.

A nova regra faz parte de uma revisão dos termos da App Store, que vem em um momento da indústria de games no qual loot boxes são amplamente debatidas por sua proximidades com o formato de jogos de azar – após a série de polêmicas com jogos como Sombras da Guerra e Star Wars: Battlefront II.

Aplicativos que oferecem loot boxes ou outros mecanismos que oferecem itens virtuais randomizados para compra devem divulgar as chances de receber cada tipo de item para os clientes antes da compra", indica a nova regra.

Assim como em jogos de consoles e PCs, diversos apps disponíveis para iOS apostam no modelo de loot boxes para a monetização.

Com o histórico de liderança da Apple em uma série de mudanças na indústria de tecnologia, a expectativa é que a mais distribuidores de jogos e publishers adotem medidas parecidas como forma de diminuir as polêmicas ao redor do tema.