No último dia 29, tive o prazer de participar do evento de apresentação da 7ª temporada do Apex Legends e, como responsável pela catequese do jogo no Chat do The Enemy, serei o responsável por contar as minha impressões das significativas mudanças que nos aguardam no próximo dia 11.
A solução para diminuir os Aleatórios fazendo Aleatoriedades
Todo o jogo on-line e cooperativo é acometido por uma entidade conhecida como random/aleatório. Com uma boa frequência, essas entidades são espíritos zombeteiros que estão nos esquadrões para cumprir apenas os seus próprios impulsos e, consequentemente, acabar com a saúde mental de jogadores que levam a coisa mais a sério.
Então, para diminuir esse problema no Apex, a Respawn Entertainment resolveu implementar o sistema de Clubs, forma de juntar seus amigos conhecidos ou de procurar randoms que tenham um estilo de jogo mais parecido com o seu. A pesquisa inclui opções que vão do estilo casual ou competitivo, passando pelo agressivo ou conservador até Club exclusivo de usuárias mulheres e Club LGBTQA+.
Cada Club terá no máximo 30 jogadores, prometendo aumentar a cooperação entre os integrantes dos esquadrões e melhorar a saúde mental de cada participante.
Uma nova lenda promissora
Diferente de outros Battle Royales, Apex tem com uma das suas principais características as lendas, personagens com habilidades únicas que se complementam no campo de batalha. A nova lenda apresentada chama-se Horizon, uma física que manipula forças gravitacionais e promete ser uma das personagens mais versáteis no campo de batalha.
Diferente das últimas duas lendas lançadas (Loba e Rampart), Horizon é mais bem construída, versátil e uma potencial boa escolha para o meta no futuro próximo.
A sua habilidade tática é um dispositivo gravitacional capaz de tirar outros usuários (amigos ou inimigos) do chão a alturas consideráveis, pode ser usado tanto para movimentação vertical, defesa ou para ataques surpreendente. Até mesmo o novo veículo, ou adição da temporada, pode ser afetado pelo dispositivo. (Foi surpreendente quando um inimigo jogou o reversor gravitacional e lançou o veículo com o esquadrão inteiro para o alto!)
E, por fim, sua habilidade suprema gera um campo gravitacional que atrai os adversários, muito similar à suprema da Zarya do Overwatch. A técnica é excelente para combos com supremas de outras lendas. Meu bombardeio do Gibraltar está ansioso por esse combo!
Além do Horizonte existe um lugar bonito e tranquilo pra gente tretar
A melhor coisa apresentada no evento foi, sem dúvidas, o novo mapa Olympus. A bela cidade flutuante deixaria grandes arquitetos como Calatrava e Niemeyer, e urbanistas como Lúcio Costa e Ildefons Cerdá, curiosos com as estruturas e variação de escalas distribuídas nos diferentes setores do mapa.
O cenário é extenso e vertical de uma maneira diferente do que estamos acostumados a ver em outros FPS. Quando o mapa Terras Ermas foi lançado, a diferenças entre os setores me agradou demais, os contrastes entre estruturas naturais e industriais, além de belas perspectivas dinâmicas de jogabilidade muito diferentes enquanto vagamos pelo mapa.
Em Olympous, isso foi potencializado e verticalizado usando apenas paisagens urbanas. Planaltos e arranha céus - perfeitos para snipers - contrastam com condomínio de casinhas futuras pré-moldadas - ótimas trocação francas e combates próximos - e escondem dutos e passagens subterrâneas estreitas - perfeitas para ações evasivas e ataques sorrateiros.
Já a distribuição dos setores não é linear, cheia de obstáculos e os caminho para cada um deles te fará pensar duas vezes antes de pegar aquele loot a mais durante o fechamento de um round (se liga Zé lootinho)!!!
O urbanismo do mapa é tão complexo e bem elaborado que justifica uma das adições mais questionadas por mim: o veículo Trident! Existem rotações tão complexas e distantes que o Trident se torna imprescindível para a movimentação e sobrevivência do esquadrão.
A 7ª temporada é a atualização mais ambiciosa do mais veloz e engenhoso battle Royale da atualidade. Agradará os jogadores antigos e pode ser uma excelente porta de entrada para os novatos.
Então, aguardemos ansiosos as inovações e.. "let's have fun, friend!"