Após meses de antecipação, a Samsung finalmente anunciou nesta quarta-feira (23) o flagship Galaxy Note 8, mais novo modelo da sua linha de phablets que chega prometendo apagar de vez a mancha deixada pelo Galaxy Note 7 por conta de unidades que sofriam com combustão espontânea.

O Note 8 traz inspirações claras dos bem-sucedidos modelos Galaxy S8 e Galaxy S8+, chegando com um display Quad HD Super AMOLED de 6,3 polegadas e o mesmo design "infinito" dos outros smartphones galaxy.

Assim como esperado, o dispositivo vem com duas variantes de processadores: um modelo Octa Core com 2,35 GHz + 1,9 Ghz e um modelo Octa core com 2.3GHz Quad + 1.7GHz Quad. Os dois chips são identificados pela arquitetura de 10 nm, o que os aponta na direção dos Exynos 8895 e Qualcomm Snapdragon 835. Além disso, serão 6 GB de memória RAM e opções de 64, 128 e 256 GB – com expansão via cartão microSD. As variantes disponíveis, no entanto, serão diferentes por região.

Galaxy Note 8

11 fotos
1 de 24
+6 fotos
✖︎

No departamento de câmeras, o dispositivo confirma a entrada da Samsung na disputa pela mercado de smartphones com duas câmeras traseiras. Embarcado com o sensor Dual Pixel, o Note 8 vem com duas lentes de 12 megapixels, uma grande angular e uma teleobjetiva – com zoom óptico de 2x e zoom digital de até 10x.

Como também era esperado, a combinação das duas câmeras permite que o usuários aplique efeitos após o clique da imagem, como “borrar” o fundo para destacar  pessoal ou objeto no primeiro plano da foto. A câmera frontal, por sua vez, traz 8 megapixels.

Com construção em metal, o modelo repete ainda a certificação IP68, que o protege contra água e poeira, carregamento sem fio, e três opções de desbloqueio biométrico: leitor de íris, reconhecimento facial e sensor de digitais - que foi parar na parte de trás do dispositivo. O smartphone virá ainda com uma bateria menor do que seu antecessor, passando de 3.500 mAh para 3.300 mAh.

Marca registrada da linha Note, a caneta stylus retorna no Note 8 e agora tem uma ponta mais fina e sensor de pressão mais preciso do que no Note 7 anterior. Segundo a Samsung, a caneta será atualizada com uma série de novas funções, como o Live Messenger, que transformar elementos escritos ou desenhados em animações dinâmicas, e escrita da tela desligada do Note 8, permitindo até 100 páginas de anotações.

O assistente de inteligência artificial também recebeu um update que permite criar uma série de atalhos de voz através de “comandos rápidos”. Falando “boa noite”, por exemplo, o dispositivo entrará no modo “não perturbe”, ligará o alarme e colocará o display no modo noturno. Novos aplicativo, como integração do Spotify, também foram prometidos e devem chegar ao Bixby até o final do ano.

Quando chega?

Apesar de não ter o preço revelado, o modelo chegará às lojas – nos Estados Unidos – a partir do dia 15 de setembro e terá sua pré-venda liberada nos próximos dias. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Com o desembarque nas lojas no próximo mês, o modelo chega com uma boa antecedência ao mercado para enfrentar o iPhone 8, novo modelo do smartphone na Apple que deve ser revelado nos próximos meses.

O Galaxy Note 8 terá ainda quatro cores diferentes: Midnight Black (preto), Maple Gold (dourado), Orchid Grey (cinza) e Deep Sea Blue (azul escuro).