Ano após ano, a IFA se consolida como um dos mais importantes eventos do mundo no calendário de tecnologia, servindo como palco para os principais lançamentos de gigantes da indústria para o segundo semestre.

De smartphones a dispositivos usáveis, passando por eletrodomésticos e gadgets completamente inúteis, o evento traz de tudo um pouco – o que certamente não será diferente neste ano.

E apesar da feira só começar oficialmente na sexta-feira (01), a partir desta quarta (30) já veremos as primeiras novidades chegando diretamente de Berlim. Então, separamos aqui o que já sabemos que estará por lá para você ficar por dentro dos principais anúncios da conferência.

Smartphones e wearables

Há anos que smartphones são a menina dos olhos de todo grande evento de tecnologia: todos os anos, quase todas as empresas guardam seus principais anúncios para feiras como CES, MWC e IFA – ou para coletivas de imprensa às suas vésperas. E, como de costume, já temos alguns dispositivos que são certeza neste ano.

A LG, por exemplo, não tem feito nenhum segredo de que apresentará o aguardado V30, evolução do LG V20 que trará desbloqueio de tela através de reconhecimento facial e de voz, display OLED com proporção 18:9 cobrindo quase toda sua parte dianteira, e uma dupla de câmeras na traseira, ambas com abertura de foco 1,6 – o que significa mais luz penetrando para captura de imagens.

A Motorola/Lenovo, como de costume, também deve chegar com um grande anúncio para a feira: o aguardado Moto X4. O smartphone não é um segredo há algum tempo e deve trazer com um display de 5,2 polegadas, processador Qualcomm Snapdragon 630, 3 GB ou 4 GB de memória RAM. O smartphone repete a dupla de câmeras na parte traseira e embacará ainda uma bateria de 3.000 mAh.

A japonesa Sony é outra que também deve trazer múltiplas novidades para a feira - rumores deste ano sugerem que sucessores do Xperia XZ Premium, anunciado em fevereiro, devem dar as caras pelo evento. Vale lembrar que a empresa anunciou o Xperia XZ original durante sua conferência do ano passado.

Para os saudosos da Blackberry, a fabricante continua viva: em agosto, a empresa prometeu que revelaria alguma novidade durante a IFA 2017 através de um teaser sobre o KeyOne. A expectativa é que isso signifique apenas uma nova versão do smartphone já apresentado pela canadense em abril deste ano, mas outra novidade pode ainda estar na manga da companhia.

Com o recém-saído do forno Galaxy Note 8, é difícil imaginar que a Samsung anunciará outro smartphone durante a IFA 2017. Mas isso não significa que a empresa chegará de mãos vazias para o evento: no próprio dia do anúncio do Note 8, a companhia antecipou que deve revelar ao menos um novo relógio inteligente – sucessor do Gear S3 apresentado na IFA do ano passado – durante o evento, o Gear S4.

A taiwanesa Asus também está recém-saída da enxurrada de anúncios da sua nova família ZenFone 4, o que deixa a fronte dos smartphones bem resolvida para a feira - mas novidades ainda podem chegar por aí. Na área dos dispositivos vestíveis, a expectativa é que um novo ZenWatch seja revelado no evento, assim como a empresa fez no ano passado.

Computadores e notebooks

O ano parece particularmente bom para a safra de novos computadores e notebooks que devem ser apresentados em Berlim. Vale lembrar, por exemplo, que a Intel acabou de revelar novos processadores da oitava geração da família Core, que prometem melhores capacidades de multi-tarefas para dispositivos – o que permite uma aposta segura de que novos dispositivos carregados com os Kaby Lake R devam dar as caras.

O Nitro 5 Spin, notebook híbrido gamer da Acer, foi um dos primeiros a surgir após o anúncio dos novos processadores, e certamente deverá estar por lá ao vivo. No ano passado, a companhia também aproveitou a IFA para revelar o monstruoso Predator 21x, então não seria demais esperar novos anúncios da linha gamer da Acer para este ano.

O mesmo pode ser dito a linha gamer da Asus, Republic of Gamers, que deve ver novos lançamentos neste ano, e da Alienware/Dell, que pode mostrar novidades em 4K para jogadores.

Outra empresa que vale ser mencionada é a AMD, que lançou recentemente os processadores desktop Ryzen 3 e as placas de vídeo Radeon RX Vega, o que praticamente garante que novos dispositivos com os dois sistemas deverão ser vistos pela IFA.

TVs e VR

A IFA não seria a IFA sem uma avalanche de televisores. Empresas como Philips, Panasonic, Toshiba e Sharp estão com a presença confirmada no evento e deverão mostrar novos equipamentos televisivos durante suas conferências e no centro de exposições do evento.

No departamento de realidade virtual, as coisas parecem um pouco incertas. A tecnologia não teve tanto destaque quanto em anos anteriores durante a CES e Computex, por exemplo, mas não quer dizer que esteja morta.

Quem tem o potencial de mostrar alguma novidade por aqui é a HTC. A taiwanesa já mostrou seus principais lançamentos no setor de smartphones para este ano, então deve dedicar sua atenção a outras frentes na IFA. Com sorte, poderemos dar uma olhada nos novos óculos de realidade virtual que estão em desenvolvimento pela empresa, que inclui um headset independente de computadores que virá equipado com o processador Snapdragon 835.

Além da HTC, as fabricantes Acer, Dell, Lenovo, HP e Asus também têm parcerias para o desenvolvimento de óculos de realidade virtual para a plataforma Windows 10, então também é possível que algo apareça nesse fronte.

IFA 2017

A IFA 2017 acontece entre os dias 1 e 6 de setembro, em Berlim, na Alemanha. Nos dias 30 e 31, o evento é aberto exclusivamente para a imprensa.