Pc   Xbox

Red Dead Redemption 2: Anos depois, um sistema continua fascinante

Arthur Morgan pode ser lembrado de diferentes maneiras

Por Diego Lima 09.06.2023 17H30

Muitas pessoas estão acostumadas com jogos de mundo aberto nos quais o final pode mudar de acordo com o que os jogadores fazem. Red Dead Redemption 2, inclusive, soube se aproveitar desse conceito muito bem para personalizar a história como poucos games conseguiram.

Você deve se lembrar do sistema de Honra presente em ambos os jogos da série Red Dead Redemption. Basicamente, as ações dos jogadores interferem em como os NPCs interagem com os protagonistas de cada jogo.

No caso de Red Dead Redemption 2, podemos resumir assim: caso Arthur Morgan tenha alto nível de Honra, torna-se possível obter vantagens em lojas, e ele será tratado de maneira mais positiva pelos NPCs. Se, por outro lado, Morgan tiver menos pontos de Honra, ele pode ser mal tratado pelos NPCs, mas também roubará itens de qualidade maior.

Pode parecer algo bem simples, na superfície, mas os pontos de Honra foram usados pela Rockstar como mais do que uma mecânica de jogo: trata-se de um instrumento dramático que muda completamente o tom de um trecho específico da história, a depender de como nos comportamos. Spoilers abaixo.

Como você talvez já saiba, existe uma mudança de protagonista em determinado momento de Red Dead Redemption 2. No caso, Arthur Morgan morre, e os jogadores assumem o controle de John Marston, do primeiro RDR.

A morte de Arthur Morgan pode ser dar de duas maneiras: ele tanto pode sucumbir à doença (com mais pontos de Honra) quanto ser assassinado (com menos pontos de Honra).

Depois disso, a maneira como NPCs se lembrarão do personagem variará de acordo com o nível de Honra conquistado pelos jogadores enquanto controlavam Arthur Morgan. Até mesmo a lápide de Morgan pode mudar de acordo com os pontos altos ou baixos de Honra.

Mais do que um simples sistema de moralidade, a Honra determina o legado de Arthur Morgan. Algo que ainda continua com os jogadores depois de Marston se tornar o protagonista. As ações dos jogadores são o que dá significado à jornada de Morgan, que acaba mais cedo do que muitas pessoas podem ter imaginado.

LEIA MAIS

Seja no universo de Red Dead Redemption ou não, é difícil não imaginar o que a Rockstar conseguiria fazer com uma evolução desse sistema, que serve como uma maneira de adequar a história ao estilo de quem joga; algo possível somente em uma mídia interativa. Que venham mais versões disso em jogos futuros.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!