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Decisão de lançar MLB The Show 21 no Xbox não foi da Sony

A Major League Baseball decidiu que jogo publicado pela Sony não seria exclusivo do PlayStation

Por Daniel Trefilio 06.04.2021 19H06
Crédito: Divulgação / Sony

A Sony se posicionou através de um porta-voz esclarecendo que a decisão de publicar o MLB The Show 21 em plataformas Xbox com lançamento simultâneo de dia 1 no Game Pass e Xbox Game Pass foi decisão da franquia MLB, com intenção de expandir o alcance do jogo a um público maior que a apenas os donos de consoles PlayStation 4 e PlayStation 5.

Vendas PS4 Setembro de 2020

Reprodução / Statista.com

De acordo com dados de dezembro de 2020 do site Statista.com, por mais que o número de vendas dos consoles da Sony estejam bem longe de serem inexpressivos, com uma base somada entre PS4 e PS5 de aproximadamente 39,7 milhões de consoles vendidos apenas nos EUA, região em que os jogos MLB são mais populares, os números dos Xbox One, Series S e Series X chegam bem perto disso somando 31,5 milhões de unidades vendidas do Xbox One aos quase 2 milhões dos Series X.

Vendas Xbox One Dezembro de 2020

Reprodução / Statista.com

Dessa forma, a própria Major League Baseball não estava de forma alguma se importando com a concorrência com ares de Guerra Fria que Sony e Microsoft vêm travando, tentando garantir exclusividade de títulos para incentivar a venda de consoles, quando decidiu que o seu novo jogo MLB The Show 21 não seria exclusivo da Sony, publisher do jogo.

As constantes aquisições de estúdios por parte de ambas as empresas é claramente uma tentativa tentar expandir o alcance de suas marcas oferecendo um diferencial em seus conoles, e por mais que concorrência seja, em teoria, sempre saudável, a partir do momento que essa disputa passa a ser travada no campo de limitar o acesso a jogos específicos em vez de oferecer títulos de qualidade, fatalmente quem sai lesado é o jogador médio padrão, que na grande maioria das vezes não tem a possibilidade de ter mais de um console.

Aparentemente, esse limite ao acesso também se mostrou ser um problema para os donos da franquia MLB, que não apenas garantiram no mínimo o dobro de público possível nos consoles ao ignorar a disputa por exclusivos e garantir que MLB The Show 21 não fosse um exclusivo do PlayStation, mas alcança um publico ainda maior com acesso de dia de lançamento via Game Pass, algo extremamente interessante para um jogo que, a julgar pelo seu antecessor, também possui microtransações como monetização interna, garantindo que mesmo que nas plataformas Microsoft a receita de vendas seja um pouco menor, virtualmente todo assinante do Game Pass terá acesso imediato ao jogo, sendo um consumidor em potencial dos conteúdos internos.

Divulgação / Sony

O MLB The Show 21 é o primeiro jogo publicado pela Sony a chegar a consoles da Microsoft, e algo que torna a situação ainda mais inusitada e desagradável para o lado da Sony é justamente que donos de seus consoles precisarão adquirir o jogo pelo preço cheio, já atualizado para o novo patamar de US$ 70,00 da indústria, enquanto os donos de consoles Xbox terão acesso garantido apenas com a assinatura do serviço da Microsoft.

O PlayStation Now, serviço mais próximo do Game Pass que a Sony tem para oferecer, apesar de estar expandindo aos poucos seu catálogo de jogos disponíveis via nuvem, ainda é bem limitado se comparado ao serviço da Microsoft, mas seria uma alternativa para o futuro da Sony se mais franquias parceiras exigirem que suas marcas não fiquem restritas a um único ecosistema.