Microsoft estuda Game Pass de cloud gaming e volta de plano família, diz site
Empresa também estaria pensando em implementar propagandas para serviço
Em meio às mudanças e confusão envolvendo os planos da Microsoft para o Xbox Game Pass, uma reportagem do Windows Central diz que há possivelmente ainda mais mudanças no horizonte do serviço de assinatura.
De acordo com fontes do texto do autor Jez Corden, a Microsoft "está trabalhando em uma versão só para cloud de sua assinatura que seria mais barata e mais fácil de se pagar do que o Xbox Game Pass Ultimate."
Atualmente, o Xbox Cloud Gaming só é acessível para assinantes do Ultimate, o nível mais caro do serviço, mas a Microsoft tem investido cada vez mais em trazer seu serviço em nuvem para TVs Samsung e o Fire Stick da Amazon – e um plano barato só para essa base faria sentido.
"Isto seria pensado para usuários que simplesmente não tem interesse em comprar um console Xbox, o que pode incluir jogadores de plataformas de console competidoras. Também poderia ser para usuários que não gostam da barreira de custo para ser dono de qualquer console."
Apesar de reconhecer que o investimento em cloud gaming requer custos financeiros e consumo de energia consideráveis, Corden também diz que o Xbox Cloud Gaming é uma alternativa possível especialmente em países onde comprar um console seja simplesmente muito caro.
(É só lembrar do sucesso que ele fez no Brasil)
A matéria também faz uma comparação com a expansão da Netflix e Spotify, mas também indica um diferencial ao trazer a possibilidade de comprar jogos na plataforma, ao invés de apenas depender do catálogo mutável.
Além disso, fontes também dizem que o plano família, testado entre 2022 e 2023 em um número limitado de países como Colômbia e Irlanda antes de ser encerrado, pode ser reimplementado em algum momento.
Há também a possibilidade de trazer um plano com propagandas para, assim como existem para o Prime Video e o Max. As fontes do Windows Central dizem que a empresa está explorando a possibilidade de trazer um sistema equivalente ao Xbox Game Pass, mas por enquanto não há planos concretos.
No começo do mês, a Microsoft anunciou não só um aumento de preço para todos os tiers Game Pass, como mudanças no serviço, removendo a antiga assinatura de consoles e revelando que haverá um novo plano, o Xbox Game Pass Standard, que não contará com jogos entrando no catálogo no dia de seu lançamento.
Assinantes do antigo plano do Xbox Game Pass removido não serão afetados enquanto mantiverem a assinatura.
LEIA MAIS