Microsoft anuncia acordo para expandir Cloud Gaming na Europa
O anúncio vem justamente no setor no qual a CMA acredita ser um risco de ser criado um monopólio no mercado britânico
Apesar do duro golpe que recebeu do órgão regulador de mercado do Reino Unido nesta semana ao bloquear sua fusão com a Activision, a Microsoft continua expandindo seus braços para se tornar uma potência no mercado de Cloud Gaming e assinou mais um contrato com uma grande empresa neste setor na Europa.
O anúncio vem justamente no setor no qual a CMA acredita ser um risco de ser criado um monopólio por parte da Microsoft e o fator principal para bloquear a fusão da empresa com a Activision.
O presidente da Microsoft, Brad Smith, anunciou no Twitter que a empresa e a Nware, plataforma europeia de jogos em nuvem, assinaram um contrato de 10 anos para transmitir jogos para PC feitos pela Xbox. O contrato também incluirá jogos da Activision Blizzard na plataforma, depois que a fusão for concluída.
Smith diz que "ainda é cedo para o segmento emergente de jogos em nuvem", mas a Microsoft está fazendo o acordo para ajudar a levar mais jogos a mais pessoas por meio da nuvem. A Nware também divulgou um comunicado, dizendo estar animada para trabalhar com a Microsoft nesta parceria.
A Nware é uma empresa que atua no mercado de Cloud Gaming e permite que as pessoas usem a plataforma para transmitir jogos que possuem na Steam, Epic Games Store e Ubisoft Connect através da nuvem. O serviço custa US$ 11 por mês.
Anteriormente, a Microsoft assinou com outras empresas de Cloud Gaming, como EE, Boosteroid, Ubitus e GeForce Now, para ajudar a convencer os reguladores a aprovar a compra da Activision Blizzard. No entanto, o argumento não convenceu a CMA, que declarou que a Microsoft teria muito poder no mercado de jogos em nuvem no Reino Unido.
O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, respondeu dizendo que a decisão do CMA “vai sufocar o investimento, a concorrência e a criação de empregos em toda a indústria de jogos do Reino Unido".
A Microsoft e a Activision Blizzard estão trabalhando juntas para preparar um recurso à decisão da CMA, mas ainda não se sabe quanto tempo isso poderia levar ou se seria eficaz.
Leia mais
- CEO da Activision critica impedimento da fusão com a Microsoft
- Fusão entre Microsoft e Activision é barrada no Reino Unido
- Bobby Kotick critica Sony por resistência à compra da Activision
A União Europeia deverá emitir sua decisão até 22 de maio e relatos sugerem que a UE aprovará o acordo. Nos EUA, há um processo em andamento do Federal Trade Comission, e o relatório preliminar não foi favorável à fusão das empresas. Espera-se que em agosto ocorra a primeira audiência nos tribunais sobre o caso.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!