Pc   Xbox

Fable passa por dificuldades de desenvolvimento, diz site

Principal problema seria a adaptação da engine de Forza Horizon para um RPG de mundo aberto

Por Rodrigo Guerra 13.12.2022 10H41

Você deve ter percebido que neste ano, mesmo com diversos projetos anunciados, nenhum jogo exclusivo do Xbox apareceu no The Game Awards. Starfield, RedFall e Forza Motorsport são alguns dos títulos em desenvolvimento para a plataforma da Microsoft, porém, Fable é o que passa pelas maiores dificuldades, de acordo com artigo publicado no Windows Central.

Segundo Jez Corden, autor do artigo, o desenvolvimento de Fable pela Playground Games esbarra em algumas políticas da Microsoft, que restringe o uso de ferramentas externas, como a Unreal Engine, forçando os desenvolvedores a adaptarem tecnologias proprietárias, neste caso a ForzaTech.

Apesar de a engine ForzaTech funcionar muito bem em Forza Horizon 5, as adaptações feitas para criar um RPG de mundo aberto se tornaram um gargalo na produção. Além disso, o Corden aponta que suas fontes indicam que regras internas sobre contratos terceirizados aumentam a rotatividade de funcionários, desperdiçando tempo em treinamentos com ferramentas proprietárias.

Entretanto, Matt Booty, chefe do Xbox Game Studios, disse em entrevista ao IGN em novembro que Fable está “fantástico”, que a Playground Games “ama a franquia” e que vai mostrar o progresso do jogo “quando for o momento certo”.

Fable estaria passando por dificuldades de produção ao usar engine de Forza Horizon / Foto:Reprodução

Recentemente foi revelado que Andrew Walsh, roteirista sênior de Horizon Forbidden West, passou a integrar a equipe responsável pela história do novo Fable, o que indica que o desenvolvimento pode ainda estar em um estado inicial.

Outro ponto que reforça essa teoria é a contratação de Walsh vem após a confirmação de que a premiada escritora e designer de narrativa Anna Megill se tornou a líder narrativa do novo Fable. Megill já havia atuado como líder narrativa em Control, da Remedy Entertainment, e tem créditos em Dishonored: Death of the Outsider, assim como em Avatar: Frontiers of Pandora, da Ubisoft.

Leia mais

Phil Spencer disse no final de outubro que reconhece a demora para a chegada de novos grandes títulos dos consoles e serviços da Microsoft, mas prometeu melhora para 2023.  


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!