Playstation   Pc   Xbox

Dead Space tem inspiração em técnica usada em God of War

Plano-sequência será usado para não ter cortes nem telas de carregamento

Por Rodrigo Guerra 29.09.2022 11H30

Desde seu anúncio, o remake de Dead Space promete ser fiel ao original, porém a EA Motive não vai se prender “tintin por tintin” no estilo de narrativa e vai se inspirar em uma técnica usada em God of War que arrancou elogios ao estúdio Santa Monica em 2018: o plano-sequência.

Apesar de não citar nominalmente God of War, Philippe Ducharme, produtor sênior de Dead Space, afirmou que vai trazer essa técnica para evitar cortes ou telas de carregamento.

Saiba mais

Divulgação/Electronic Arts

“Estamos criando o jogo inteiro como um plano-sequência”, diz Philippe. “Desde o momento em que você inicia o jogo até o momento em que termina o jogo, não há cortes de câmera ou telas de carregamento – a menos que você morra”. 

O produtor diz ainda que “Ishimura agora está totalmente interconectado, então você pode caminhar do Ponto A ao Ponto Z, visitar a nave inteira e revisitar locais que você já completou para pegar coisas que você pode ter perdido – isso é tudo novo. Agora é uma experiência completamente ininterrupta.”

Como dito acima, plano-sequência é uma técnica de cinema para mostrar uma cena sem cortes e dar ao espectador a impressão de estar na pele de um personagem. God of War usou desse recurso para contar toda sua história. 

Divulgação/Electronic Arts

No cinema existem diversos filmes que utilizam essa técnica em poucos trechos, porém 1917, de Sam Mendes, foi construído em sua totalidade dessa forma, contando com poucos cortes “escondidos” em cenas específicas.

Apreço à comunidade

Apesar de usar plano-sequência para Dead Space como principal ponto de atenção, a atualização de desenvolvimento fala ainda que a maior preocupação da EA Motive era se manter fiel ao original. 

Divulgação/Electronic Arts

Para isso eles contaram com jogadores e fãs da franquia como consultores.“Começamos discussões com alguns membros da comunidade que foram identificados por nossa equipe como fãs obstinados. Nós nos reunimos com eles a cada seis semanas, aproximadamente, e demos a eles acesso total ao que estávamos fazendo”, conta David Robillard, diretor técnico.

“Queremos ter certeza de que estamos partindo do [game] original e permanecendo fiéis a essa experiência”, conta Roman Campos-Oriola, diretor de Dead Space, “e estamos oferecendo muito mais. O objetivo era fazer você se sentir como se estivesse experimentando Dead Space novamente pela primeira vez, se você já era fã do jogo. Mas também temos a chance de dar às pessoas que nunca jogaram a oportunidade de ter a experiência definitiva de Dead Space, com um game que joga, se parece e soa como um jogo moderno.”

O remake Dead Space está previsto para chegar no dia 23 de janeiro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S e X.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e TikTok.